plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DIREITO DO CONSUMIDOR

MP requer que novas sacolas plásticas sejam gratuitas no Pará

O promotor que assina o documento alega que a lei é inconstitucional, pois "fere o direito dos consumidores".

Imagem ilustrativa da notícia MP requer que novas sacolas plásticas sejam gratuitas no Pará camera Uso das sacolas plásticas ficou proibido em todo o Estado. | Bruno Cecim/Agência Pará

Uma Ação Civil Pública (ACP) ingressada na Justiça pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), na última quarta (10), pede que os consumidores não sejam obrigados a pagar pelas novas sacolas plásticas, uma vez que a nova lei estadual determinou a substituição das sacolas plásticas de polietileno por outras produzidas com material de fontes renováveis.

O documento foi assinado pelo promotor de Justiça do Consumidor Frederico Antonio Lima de Oliveira que solicita que o parágrafo da lei que permite a cobrança pelas sacolas seja declarado como “inconstitucional” ou que a interpretação do trecho “seja modificada”.

“Essa mudança impôs somente ao consumidor o ônus de ter que arcar com a proteção ao meio ambiente, já que terá de pagar pelo uso de sacolas reutilizáveis, e deixou sem nenhum ônus os fornecedores, que têm se utilizado da propaganda de protetor do meio ambiente diante da sociedade. As lojas e supermercados ficaram livres do custo de fornecimento das sacolas, passando a cobrar por embalagens reutilizáveis, sem, no entanto, deduzir dos preços dos produtos o gasto que tinham anteriormente com a distribuição gratuita das ‘sacolinhas’”, disse Oliveira, que ressalta que a lei é inconstitucional, pois “fere o direito dos consumidores”.

“O que se viu foi uma atitude mais fácil e cômoda, por parte do legislador, contra a parte mais fraca do mercado. Uma afronta, sobretudo pelo fato do custo recair somente sobre nos consumidores em um momento em que a alimentação essencial já faz falta, sobretudo na economia brasileira já tão combalida, onde os números do desemprego aumentam com o cenário da pandemia de coronavírus”, explicou o promotor.

A Ação requer também que a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) oriente as lojas e supermercados para que informem aos consumidores os valores cobrados pelas embalagens de produtos fornecidos e o valor a ser pago pelas mercadorias, deixando os valores claros e visíveis para os consumidores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias