plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Roubos a coletivos caem em 43% em fevereiro

Atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública integrada às forças de segurança municipais obtém ótimos resultados

Imagem ilustrativa da notícia Roubos a coletivos caem em 43% em fevereiro camera Elielson Modesto/Ag. Pará

O motorista de ônibus, Cassio Heleno, acorda às 3h30, para dar início a sua rotina de trabalho que começa às 4h30, com a primeira viagem da linha Distrito Industrial (917). O itinerário dele cobre as duas maiores cidades da Região Metropolitana, Belém e Ananindeua. Cassio conta que atua como motorista de ônibus há uma década e nos últimos três anos deixou de ser vitima de roubo enquanto trabalha.

A redução da criminalidade percebida por Cássio é aferida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) que acompanha, diariamente, os casos registrados, em todo o Estado. De acordo com a Segup, o roubo aos coletivos urbanos diminuiu 43% no mês de fevereiro de 2021, quando comparado com o mesmo período no ano de 2020.

A queda expressiva, segundo a Segup, se deve, entre outras medidas, à forte atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, de forma integrada às forças de segurança municipais, a exemplo da operação Polícia Mais Forte que viabiliza a presença de viaturas policiais nos horários considerados críticos, como o início e final do dia, coincidindo com o horário de saída e retorno de centenas de milhares de pessoas do trabalho, em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém (RMB).

A maior presença da segurança pública nas ruas impacta postiviamente na vida dos paraenses e gera maior tranquilidade no trabalho de quem atua como motorista de transporte coletivo, Cassio Heleno. "Hoje eu me sinto mais seguro. Durante meu horário, eu vejo muitas viaturas nas ruas, inclusive logo cedo de manhã, às 4h30, quando faço a primeira viagem, já vejo várias viaturas no percurso que eu faço. De uns três, dois anos pra cá a gente se sente mais seguro, nas ruas", afirmou o rodoviário.

"Os postos bases da Policia Militar estão posicionados nos principais corredores da cidade, como uma estratégia de policiamento, onde também passa um grande fluxo de ônibus, mas também há operação específica da PM, com o policiamento em ponto de saída e chegada de ônibus, além do supervisionamento de alguns pontos de ônibus que são estratégicos e que possuem um número considerado de pessoas a fim de garantir o embarque e desembarque da população em segurança", enfatizou o secretário da Segup, Ualame Machado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias