plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Pará tem o menor índice de crimes violentos na série histórica do mês de fevereiro desde 2010

Redução de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte alcança até 40%, produto dos investimentos do governo estadual em segurança pública

Imagem ilustrativa da notícia Pará tem o menor índice de crimes violentos na série histórica do mês de fevereiro desde 2010 camera Investimentos em veículos, armamentos e recursos humanos têm resultado em redução progressiva dos crimes violentos no Estado | Marco Santos/Ag. Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), tem investido em ações estratégicas, a exemplo da Polícia Mais Forte, que aumenta o efetivo de policiais militares nas ruas e no reaparelhamento do sistema, como a aquisição de novas lanchas, incluindo blindadas, para fortalecer o policiamento nos rios. O resultado de todas as iniciativas é a redução da criminalidade em todo o Estado.

Fevereiro de 2021 é o mês com menor índice de crimes violentos, ao se comparar todos os meses de fevereiro, desde 2010. Dezoito vidas foram preservadas ao comparar com o ano de 2020. Ao analisar com 2019, a redução é de 25%, com o ano de 2018 a redução alcança 40%. Os Crimes Violentos Letais Intencionais reúnem os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, manter as reduções alcançadas em anos anteriores será sempre um desafio a ser alcançado por todos que compõem o sistema de segurança pública.

"Há de se registrar que é muito difícil depois de dois anos com fortes reduções de cerca de 30%, em 2019, e cerca de 20% em 2020, manter fortes reduções. Porém, nós estamos conseguindo igualar e até diminuir um pouco mais esse índice em 2021", afirmou.

Outros casos de violência, como roubo e furto, por exemplo, também tiveram queda no mês de fevereiro. O furto caiu 45% ao comparar com o mês de fevereiro de 2020, ou seja, 4.124 casos a menos. O roubo também diminuiu. Ao comparar o segundo mês dos anos de 2020 e 2021, a redução totaliza 20%, o que representa 1.186 ocorrências a menos. O número registrado de roubos em fevereiro de 2021 foi o melhor nos últimos 11 anos.

Ualame Machado informa que o governo tem feito muitos esforços para promover a segurança e a paz social para reduzir ainda mais a violência, em todo o Estado.

"Há uma forte integração, investimentos em tecnologia, tudo isso está sendo utilizado para que a gente tenha um ano de 2021 ainda melhor do que tivemos em 2020, lembrando que o desafio de sermos melhores que nós mesmos nos anos seguintes é cada vez maior", destacou.

Região Metropolitana de Belém - Na RMB, os casos de CVLI caíram 8% ao comparar com o mês de fevereiro do ano passado, 55% ao fazer a comparação com o ano de 2019 e 69% ao comparar com 2018. O furto teve redução de 51% ao comparar com o mês de fevereiro de 2020, resultando em 2.158 casos a menos. O crime de roubo caiu 14%, na RMB, ao comparar com fevereiro do ano passado, totalizando 489 ocorrências a menos.

Biênio - Ao analisar o valor acumulado dos meses de janeiro e fevereiro dos anos de 2020 e 2021, no Pará, nota-se, também, que não houve aumento dos índices. As ocorrências de CVLI permaneceram as mesmas nos dois períodos, com 401 registros no Pará. Ao comparar com o ano de 2019, a queda foi de 24% e com o ano de 2018, 44%. O furto teve queda de 38%, ao somar os dois meses, com 7.256 crimes a menos, no biênio, em todo o Estado. Os casos de roubos caíram 10%, ao comparar a soma de janeiro e fevereiro dos anos de 2020 e 2021. Um total de 1.276 casos a menos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias