plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
DIÁLOGO COM EMBAIXADOR

Helder Barbalho busca cooperação com Estados Unidos para comprar vacinas contra Covid-19

Solicitação foi feita durante reunião por teleconferência com o embaixador norte-americano no Brasil

Imagem ilustrativa da notícia Helder Barbalho busca cooperação com Estados Unidos para comprar vacinas contra Covid-19 camera Twitter Helder Barbalho

O Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, fez um apelo ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, nesta sexta-feira (5), para que o governo norte-americano ajude os Estados da Amazônia brasileira a garantir lotes de vacinas contra Covid-19 para compra. O diálogo ocorreu durante reunião dos Estados que integram a Amazônia Legal.

“Nós não estamos pedindo vacina, nós estamos pedindo o apoio político, institucional para que os EUA possam nos ajudar a comprar vacina e, com isso, garantir que possamos proteger a nossa população”, disse Helder Barbalho durante a reunião por videoconferência.

“Esse é o apelo que lhe faço: olhem pelos amazônidas e ajudem a salvar a população da Amazônia com a mesma dimensão da preocupação que os EUA têm para salvar a floresta, em face da importância da Amazônia para o clima do planeta”, complementou o governador do Pará.

No Twitter, Helder ressaltou que a reunião foi um passo importante para alinhar o “fortalecimento de captação de recursos e cooperação internacional” entre os Estados Unidos e os Estados da Amazônia Legal.

ESFORÇOS PARA IMUNIZAR A POPULAÇÃO

A busca da cooperação com os Estados Unidos se soma a outros esforços do governo do Pará, e de outros Estados brasileiros, para viabilizar doses de vacinas contra a Covid-19 e, consequentemente, conseguir imunizar da população.

Na última terça-feira (2), Helder Barbalho esteve em Brasília e visitou a fábrica da União Química, indústria responsável pela fabricação no Brasil da vacina contra a Covid-19, Sputnik V. Governadores de outros estados também acompanharam a comitiva que irá buscar a compra direta dos imunizantes.

Helder anunciou que o governo estadual tem recursos garantidos para investir, pelo menos, em 3 milhões de doses de vacinas, o que vai ampliar "fortemente" a cobertura em todo o Estado.

"Nós continuaremos dialogando com a União Química e outros laboratórios no intuito de potencializar essa oferta de vacina, trabalhando para que a Anvisa possa também licenciar outros tipos de imunizantes e, com isso, possamos ampliar as doses e os estados disponíveis a adquirir e comprar as vacinas para imunizar a população junto com o plano nacional’’, afirmou Helder Barbalho durante a visita.

O laboratório União Química já entrou com pedido de uso emergencial da Sputnik V, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para 10 milhões de doses. O laboratório informou que a vacina vai ser produzida nas fábricas de Guarulhos, em São Paulo, e em Brasília. A Sputnik tem eficácia comprovada acima dos 90% contra o novo coronavírus na última etapa de testes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias