plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ATENDIMENTOS MÉDICOS

Policlínicas Itinerantes em Belém seguem atendendo casos leves e moderados de Covid-19

De setembro de 2020 até este mês de fevereiro de 2021, o balanço dos serviços registra o atendimento de 274.362 mil pessoas

Imagem ilustrativa da notícia Policlínicas Itinerantes em Belém seguem atendendo casos leves e moderados de Covid-19 camera Mais de 274 mil pessoas já foram atendidas pelos pontos como o do estacionamento do Hangar; Mangueirinho, entre outros locais | Pedro Guerreiro/Agência Pará

Nesta segunda-feira (1º), foram iniciados os atendimentos da Policlínica Itinerante na arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, para casos leves e moderados da Covid-19. O novo espaço na avenida Augusto Montenegro, foi escolhido pelo governo do Estado em função da proximidade com o Mangueirão, que fechou seu ciclo com 14.028 atendimentos entre os dias 12 de novembro de 2020 e 27 de fevereiro deste ano.

“Em virtude da reforma que o Estádio do Mangueirão vai passar, a policlínica teve que mudar de local e o local mais próximo e que apresenta um espaço parecido, é o Mangueirinho. Vamos continuar atendendo de segunda a sábado, de 8h às 17h, com 250 atendimentos e exames de RT-PCR”, informa a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo.

Atualmente o Mangueirinho também está servindo como ponto de vacinação contra Covid-19, mas a diretora garante que os serviços são independentes. “O atendimento da policlínica está sendo de um lado e a vacinação com a Prefeitura Municipal é de outro, ou seja, não será um espaço compartilhado e sim com acessos diferentes. Para quem busca atendimento na policlínica, a entrada é pelo portão 5”, complementou a diretora Carla Figueiredo.

Medida tomada pelo governo do Estado desde o início da pandemia da Covid-19, as policlínicas itinerantes têm garantido o atendimento de casos suspeitos, leves e moderados da Covid-19 e de outras síndromes gripais, evitado o agravamento da doença e a internação hospitalar.

Desde quando foram retomadas em Belém no mês de setembro de 2020, mais de 274 mil pessoas foram atendidas pelos pontos do serviço, cujos atendimentos são atualmente oferecidos no estacionamento do Hangar, no Mangueirinho e no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para ser atendido nesses locais, o paciente não precisa de encaminhamento: basta levar um documento de identificação oficial. Lá, ele é encaminhado à triagem, onde é verificada a oxigenação do sangue e a pressão arterial. Caso haja necessidade, o paciente é encaminhado ao médico de plantão, que solicita os exames complementares e já fornece a receita com os medicamentos indicados para o tratamento dos sintomas.

Todos os testes de RT-PCR são encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A equipe responsável liga para o paciente para que busque o resultado.

Caso o paciente chegue a um desses locais e o limite de consultas já tenha sido atingido, a recomendação é que busque atendimento em outra Policlínica, procurar a mesma unidade no dia seguinte ou buscar atendimento em unidades de saúde do município, como as Unidades Básicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros, atrelados às prefeituras, que são a porta de entrada para a assistência à doença.

Para o secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, as estratégias criadas pelo Governo do Estado, voltadas para o enfrentamento da Covid-19, com o advento das policlínicas, são formas de amenizar as internações hospitalar, por meio da atenção a casos leves e moderados ainda no estágio inicial da doença.“Por mais que o resultado seja negativo para Covid, todos devem continuar mantendo as recomendações de distanciamento social, a higiene constante das mãos com álcool em gel e o uso da máscara”, enfatizou o titular da Sespa.

No Mangueirão, foram atendidas 14.028 mil pessoas, entre setembro de 2020 e fevereiro/2021, o NEL já registra 3.464 mil atendimentos
📷 No Mangueirão, foram atendidas 14.028 mil pessoas, entre setembro de 2020 e fevereiro/2021, o NEL já registra 3.464 mil atendimentos |Pedro Guerreiro/Agência Pará

O secretário, Romulo Rodovalho, reforçou ainda que, mediante o período chuvoso pelo qual o Pará passa, é fundamental que a população evite frequentar ambientes fechados, com pouca circulação de ar e muitas vezes aglomerados. “Essas condições são propícias para transmissão de vírus respiratórios, como é o caso da própria Covid-19”, alertou.

Na Policlínica Itinerante instalada no estacionamento do Hangar, com oferta de 300 atendimentos diários, o serviço ao público prossegue de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, de 8h às 13h, com entrada pelo estacionamento e acesso pela rua Brigadeiro Protázio. Já os atendimentos no NEL são oferecidos das 8h às 17h, de segunda a sábado; e aos domingos, das 8h às 13h. De 8 a 17 deste mês, de janeiro, já foram atendidas 1.668 pessoas no Núcleo.

O balanço das policlínicas itinerantes reiniciadas em setembro de 2020 em Belém totalizaram, até o momento, o atendimento de 274.362 mil pessoas. Inicialmente, os serviços foram oferecidos nas escolas estaduais José Valente Ribeiro e Arthur Porto e nas Unidades de Saúde da Pedreira e do Reduto.

Até o domingo, 28 de fevereiro, os pontos registravam os seguintes quantitativos: Hangar, com 24.579 mil atendimentos; Mangueirão, com 14.028 mil pessoas atendidas até o dia 27 de fevereiro, e NEL, com 3.464 mil pessoas atendidas.

A Sespa também esclarece que a Policlínica Metropolitana, na avenida Doutor Freitas esquina com a avenida Almirante Barroso, em Belém, retomou seu perfil de atendimento ambulatorial em mais de 40 especialidades desde o dia 02 de julho de 2020, e desde então não tem mais atendido pacientes suspeitos de Covid, como ocorreu entre os meses de maio e junho de 2020.

Em relação ao atendimento no hospital de campanha do Hangar, as internações de pacientes com Covid-19 só ocorrem mediante encaminhamento feito pelas Secretarias Municipais de Saúde em articulação com a Central de Regulação de Leitos da Sespa.

SERVIÇO

O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc, é na travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1215, com funcionamento das 8h30 às 17h, de segunda a sábado; domingo, das 8h às 13h. São previstos 250 atendimentos.

A unidade do Mangueirinho "Arena Guilherme Paraense" segue com os atendimentos sem alterações de horário, das 8h30 às 17h, de segunda a sábado. São previstos 250 atendimentos.

A unidade da Policlínica Itinerante, no estacionamento do Hangar, na avenida Dr. Freitas com a travessa Brigadeiro Protazio, em Belém, funciona das 8h30 às 17h, de segunda a sábado; domingo, das 8h às 13h. São previstos 300 atendimentos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias