Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
RISCO

Defesa Civil de Belém alerta para risco de deslizamentos em praias de Mosqueiro

O laudo técnico produzido por ele será encaminhado para a Agência Distrital de Mosqueiro e servirá de subsídio para a interdição.

sexta-feira, 26/02/2021, 18:11 - Atualizado em 26/02/2021, 18:13 - Autor: Agência Belém


Imagem ilustrativa da notícia Defesa Civil de Belém alerta para risco de deslizamentos em praias de Mosqueiro
| Agência Belém

A Defesa Civil de Belém identificou riscos de deslizamento de encosta em razão de erosão, nas praias do Ariramba, Maraú, Paraíso e Praia Grande, na ilha Mosqueiro. Todas as áreas de risco serão interditadas. O laudo da Defesa Civil será encaminhado para a Agência Distrital, um projeto para recuperação da orla será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). 

"A Defesa Civil fez o levantamento técnico das áreas de erosão. Foram verificados alguns pontos em que a erosão está em estado avançando e nesses locais será recomendada a interdição do acesso, incluindo a interdição parcial de alguns estabelecimentos comerciais nas praias do Ariramba e Paraíso", explicou o engenheiro da Defesa Civil de Belém, Cláudio Paquet.

O laudo técnico produzido por ele será encaminhado para a Agência Distrital de Mosqueiro e servirá de subsídio para a interdição. 

 

Agência Belém
 

A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, é quem receberá o laudo da Defesa Civil. Ela acredita que as medidas e providências são necessárias à proteção dos moradores e visitantes dos pontos  afetados pela erosão e que apresentam risco eminente de desabamento. 

"A Agência Distrital de Mosqueiro também se dispõe a colaborar com a Defesa Civil e demais órgãos envolvidos na força-tarefa que irá trabalhar nos pontos críticos e área de risco de Mosqueiro, visando a proteção das pessoas e evitando acidentes", afirma Vanessa Egla. 

Obras 

A vistoria da Defesa Civil foi acompanhada pelos diretores de Iluminação Pública, Felix Negrão, e de  Obras Públicas, Edilberto Abreu, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). 

"Identificamos em alguns trechos urgência na construção de muros de arrimos para proteger as pessoas que trabalham ou visitam o local, além do calçamento e pista" , declarou Edilberto. Segundo ele, caso não haja na Seurb um projeto para a construção dos reforços, a secretaria irá elaborar em caráter emergencial. 

Durante a vistoria na orla, também foram identificados postes de energia elétrica que correm risco de desmoronar. Um deles pertence à empresa concessionária de energia elétrica, ela será notificada pela Seurb para que faça a análise do equipamento e possível realocação. 

Outro poste que corre risco, por conta da erosão, é exclusivo de iluminação pública. "Identificamos o risco e também o novo local para o instalar, por isso a Seurb irá agir de forma preventiva e mudar o local do poste", garantiu Félix Negrão.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS