plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Sacolas plásticas estão proibidas em supermercados a partir de domingo (14); saiba como fazer uma eco bag

Saiba como fazer uma sacola retornável e alguns modelos que poderão ser 'sua cara'

Imagem ilustrativa da notícia Sacolas plásticas estão proibidas em supermercados a partir de domingo (14); saiba como fazer uma eco bag camera Lei proíbe não somente a distribuição das sacolas plásticas, mas o uso destas nos estabelecimentos | Reprodução

A partir de domingo (14), entrará em vigor a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas no Pará. A decisão tem como objetivo proteger o meio ambiente. O projeto de lei 221/2019 foi aprovado no dia 9 de outubro do ano passado.

"Existem várias maneiras de amenizar o impacto dessas sacolas plásticas. A nossa proposta não passa pela punição do consumidor, apenas para adotar novas medidas de proteção ao meio ambiente e às novas tecnologias que estão ao nosso alcance. A conscientização em torno do problema é o que nos motiva a propor mudanças”, justificou o deputado Daniel Santos, autor do projeto.

O material é feito de polietileno, derivado do petróleo, e demora séculos para se decompor na natureza. O descarte de sacolas plásticas não polui apenas as ruas da cidade, mas prejudica a saúde dos rios, por exemplo.

A lei que entrará em vigor no próximo final de semana proíbe a distribuição e venda desses produtos e não vale só para supermercados, mas também para outros estabelecimentos comerciais. O uso delas dentro desses lugares também está vetado.

De acordo com o ministério do Meio Ambiente, 1,5 milhão de sacolas plásticas são distribuídas por hora no Brasil.

ECO BAGS

Uma alternativa para quem precisa carregar suas compras são as sacolas retornáveis, popularmente chamadas de eco bag. Elas são vendidas inclusive em supermercados e se pode usar várias vezes.

Mas se você não quer gastar dinheiro comprando uma eco bag, também pode fazer uma em casa, utilizando materiais como tecido e técnicas básicas de costura. Tutoriais para fazer uma sacola retornável são facilmente encontrados na internet.

Você pode encontrar vários tipos de eco bags, desde as maiores, às compactas, dependendo da sua necessidade. Para quem é mais excêntrico, também há a opção de personalizar a sacola à sua maneira.

Veja como produzir alguns modelos:

Opção em crochê:
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias