plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PRÉDIO HISTÓRICO

Governo do Pará autoriza reconstrução do prédio histórico do IEEP

Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço da obra nesta quarta-feira (10)

Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará autoriza reconstrução do prédio histórico do IEEP camera Reprodução/Google Maps

Uma das mais tradicionais instituições de ensino público do Pará, instalada em um prédio histórico no centro de Belém, será reconstruída pelo governo do Estado. Na tarde desta quarta-feira (10), o governador Helder Barbalho e a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, assinaram a Ordem de Serviço para o início das obras no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), que em 13 de abril completará 150 anos de criação.

Projeto de lei propõe desapropriação de imóveis abandonados no centro de Belém

“Obra importantíssima dentro das ações que nós estamos fazendo, que já nos permitiu entregar 54 escolas reconstruídas em todo o Estado. Esta escola, não apenas por sua importância, traz consigo, além da beleza arquitetônica, muita história. História de Belém, do nosso Estado, que junto com o ‘Paes de Carvalho’ – que entregamos em 2019, estamos fazendo também a ‘Visconde de Souza Franco’ e tantas estruturas, para continuar avançando nas melhorias estruturais da educação no Pará. Parabéns à memória do nosso Estado que, com o IEEP recuperado, seguramente mantém-se viva na memória de todos nós”, ressaltou Helder Barbalho.

Pioneirismo - O Instituto de Educação Estadual do Pará foi fundado em 1871, na gestão do governador Joaquim Portela, presidente da Província do Grão-Pará. Foi a primeira Escola Normal do Estado, destinada à formação de professoras. O IEEP é o segundo colégio mais antigo do Pará. O primeiro é a Escola Estadual Paes de Carvalho, fundada em 1841.

O IEEP é constituído por um prédio tombado pelo patrimônio histórico, em estilo neoclássico inglês e art nouveau francês; outro administrativo, funcionando na parte superior; o ginásio de esportes e mais um anexo. As obras contemplarão um dos prédios do espaço, e serão executadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). A previsão de conclusão é de até 120 dias.

O Governo do Pará, por meio da Seduc, desde janeiro de 2019 mantém o compromisso com a educação em todo o território paraense. Já foram entregues 54 escolas totalmente reconstruídas e ampliadas, em várias regiões, assegurando mais comodidade e condições de desenvolvimento educacional a toda a comunidade da rede estadual pública de ensino.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias