Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

DIA DA INTERNET SEGURA

Se atente aos cuidados de navegação no ambiente digital

Data é uma iniciativa anual, que envolve diferentes atores públicos e privados como forma de conscientizar sobre o uso seguro e responsável da tecnologia

segunda-feira, 08/02/2021, 13:29 - Atualizado em 08/02/2021, 14:03 - Autor: Agência Pará


| Reprodução

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) aproveita o “Dia da Internet Segura”, celebrado na terça-feira (9), para alertar a comunidade sobre os cuidados necessários durante a navegação virtual. Criado pela Rede Insafe, na Europa, a data é uma iniciativa anual, que envolve diferentes atores públicos e privados como forma de conscientizar sobre o uso seguro e responsável da tecnologia. Este ano, a celebração da data conta com a participação de mais de 140 países, que contribuem com campanhas de uso cidadão e responsável da internet.

O analista de sistemas e gerente de Suporte Técnico da Prodepa, Bruno Benchimol, diz que o que torna a internet um lugar menos seguro são os hábitos dos usuários de não perceberem ou não se interessarem pela segurança da navegação.

“Quanto mais você usa a Internet e os produtos por ela oferecidos, menos você pensa sobre segurança. Diferente de quando um suspeito armado passa numa rua, e você identifica o perigo, no ambiente digital não vemos o inimigo, por isso, muitos não o identificam”, alerta o gerente.

Para o analista de sistemas, a falta de atenção dos usuários é que facilita os golpes e faz com que as fraudes ocorram, sendo necessária atenção redobrada para os sites e aplicativos que são acessados.

“Nunca se deve acessar e-mails com mensagem tipo: ‘Clique aqui e fique rico”, por exemplo. Se a mensagem parecer estranha, não acesse. Se a mensagem supostamente veio do banco, pedindo para ligar para a instituição e o número for diferente do que é utilizado, não ligue! O ideal é usar o número de costume, ou ir até uma agência. O ideal é desconfiar de tudo”, recomenda Benchimol.

A internet é um ambiente amplo, com muitas informações, ofertas de serviços e produtos, então, o usuário pode cair facilmente num golpe e perceber, por exemplo, que um vírus invadiu seu dispositivo eletrônico e seus dados foram roubados. A orientação é que o internauta tome algumas providências. 

Leia mais:

Limpeza de reservatórios deixa três bairros de Belém sem água na terça e quarta-feira

Vacinação para idosos contra a Covid-19 segue em 10 UBS de Ananindeua

Cuidados

1. Se você acha que foi vítima, primeiro informe o site ou aplicativo, através do próprio suporte técnico, ou por outros canais disponíveis para atendimento, em uma página diferente de onde ocorreu o acesso suspeito;

2. Mantenha toda a parte de proteção do seu dispositivo atualizada, como o antivírus, por exemplo;

3. Opte por antivírus mais utilizados do mercado, de marcas conhecidas;

4. É preciso ter bastante cuidado ao acessar serviços de conexão pública, no uso de redes abertas de conexão (Wi-fi), em shoppings centers, restaurantes, aeroportos, dentre outros. No notebook ou no celular, existem serviços que devem ser evitados como aplicativos bancários e contas de e-mails. Estes estão entre os itens que devem ser acessados privadamente. Quando necessário o uso de redes abertas, o melhor a fazer é não acessar redes desconhecidas e sem nome; 

5. Redobre a atenção para os aplicativos e sites de jogos, de quiz (perguntas e respostas) ou de avaliação de personalidade, muito famosos nas redes sociais, estas brincadeiras aparentemente inofensivas podem roubar informações pessoais; 

6. Leia as informações a respeito dos dados que serão compartilhados. Não acesse qualquer joguinho. Não clique em tudo. Afinal, você não está pagando nada, você não sabe como estão ganhando com aquilo. Suas informações podem estar sendo vendidas, ou compartilhadas. Sempre analise os termos de serviços para saber a política de uso dos dados, nos sites e aplicativos que acessa.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS