Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

OPORTUNIDADES

Instituto deve oferecer 3 mil vagas de estágios em 2021

Segundo o IEL, o objetivo é contratar novos estagiários para mais de 100 empresas, nas áreas que vão da administração à tecnologia

sábado, 06/02/2021, 08:49 - Atualizado em 06/02/2021, 08:48 - Autor: Redação


A expectativa para este novo ano é abrir mais de três mil novas vagas
A expectativa para este novo ano é abrir mais de três mil novas vagas | José Paulo Lacerda/CNI

Somente em 2020, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) inseriu cerca de dois mil novos estagiários em empresas do Estado e a expectativa para este novo ano é abrir mais de três mil novas vagas. Nos últimos 12 meses, o IEL fechou contrato com quase 100 novas empresas concedentes de estágio, com vagas para diversas áreas dos níveis médio, técnico e superior, como Administração, Contabilidade, Informática, Comunicação, Marketing, áreas da saúde, engenharia e tecnologia, entre outras. E mesmo em um ano atípico, vários estagiários conseguiram ser efetivados em 2020, com contratos em carteira assinada, via CLT.

“O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e traz vantagens para todas as partes envolvidas, seja para o estagiário, que coloca em prática tudo o que aprende em sala de aula; para a instituição de ensino, que melhora a relação ensino e aprendizagem; e sem dúvida alguma, para as empresas que têm a possibilidade de integrar à equipe uma pessoa com energia e vontade para aprender, levando inovação e criatividade para dentro do ambiente corporativo, além de treinar desde cedo, um futuro colaborador”, explica Nayana Silva, analista de Recursos Humanos do IEL.

Candidatos vacinados contra a covid podem ganhar isenção na inscrição de concursos

Segundo a analista, o estágio é um diferencial para o aluno durante seu percurso acadêmico por possibilitar o desenvolvimento e amadurecimento de habilidades comportamentais importantes para o mercado de trabalho. Também contribui para que o estudante conheça previamente a rotina de trabalho da sua escolha profissional, por meio da convivência com profissionais experientes que já atuam na área e, dessa maneira confirmar se essa é a carreira que realmente deseja seguir. “Por meio do estágio, também é possível conhecer as diferentes áreas de atuação, desenvolver networking para aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e ganhar mais segurança para ir em busca de uma vaga como profissional na área”, explica Nayana.

ORIENTAÇÕES

Uma grande dúvida dos alunos ainda é como se comportar durante o processo seletivo para aproveitar a oportunidade de contato com as empresas, seja por meio de entrevistas ou pelo envio de currículo. Segundo a analista de RH do IEL, após o cadastro no site, é a hora de preparar o currículo e, para isso, são necessários alguns cuidados.

Sai convocação para próxima fase de licitação do concurso da Seap

O currículo deve ser objetivo e estar sempre organizado com informações pessoais como nome, e-mail e telefones para contato; precisa constar a formação acadêmica, conhecimentos técnicos e práticos, ou experiências profissionais ou de trabalho voluntário, caso tenha; e incluir outros diferenciais como conhecimento em informática e idiomas, sendo necessário também desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes para o mercado de trabalho, tais como comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, iniciativa e proatividade.

“Muitas vezes, o aluno se angustia quando vai em busca de uma oportunidade de estágio e não tem experiência para constar no currículo. Neste caso, é importante que ele tenha em vista que o estágio é um Programa pedagógico e de aprendizado. Ele é a porta de entrada para o mercado de trabalho para a integração de sujeitos que não possuem conhecimento prático, mas estão em busca desse diferencial”, orienta Nayana.

Para a entrevista de estágio, uma dica importante é o aluno se preparar previamente, buscando informações sobre a empresa. “É importante que ele conheça sobre a empresa onde pretende estagiar e entenda o porquê de querer esse estágio, além de saber seus pontos fortes e pontos a melhorar, pois são conceitos avaliados pelos contratantes e decisivos ao indicar a habilidade de autoconhecimento, iniciativa e maturidade. Assim ele não será pego de surpresa durante o processo de seleção”, revela.

Cadastro

O IEL Pará orienta que primeiro passo para conseguir o estágio é fazer o cadastro pelo Sistema Nacional de Estágio do IEL (https:// sitedoestagio.com.br/ aluno/aluno/cadastro/pa). Após isso, o aluno precisa acompanhar as vagas disponíveis que são divulgadas nas redes sociais e no site do Instituto no Estado, escolher a vaga e encaminhar o currículo por e-mail ([email protected]).

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS