plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
MEDIDA PREVENTIVA

Pará envia 140 cilindros de oxigênio para reforçar abastecimento nos municípios do Marajó

A ação integra o plano de contingência do Governo do Pará, que vem garantindo o atendimento necessário aos pacientes de Covid-19

Imagem ilustrativa da notícia Pará envia 140 cilindros de oxigênio para reforçar abastecimento nos municípios do Marajó camera A distribuição dos 140 cilindros de oxigênio ao Marajó é baseada em estudo do TCM | Alex Ribeiro/Agência Pará

De forma preventiva, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), enviará 140 cilindros de oxigênio para os 16 municípios do Arquipélago do Marajó, na madrugada deste sábado (06). A medida faz parte do plano de contingência do Estado contra a Covid-19, com ações atualizadas e preventivas para reforçar o sistema público de saúde da região.

"A Sespa adquiriu os 140 cilindros de oxigênio que serão distribuídos para todos os municípios do Marajó. Montamos uma logística de entregas por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) e Sespa, de forma que vamos enviar para todos os municípios. A distribuição levou em consideração um estudo que foi realizado recentemente pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que nos deu um norte para que nós pudéssemos enviar os equipamentos para os municípios, de acordo com as necessidades de cada cidade", destacou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

A entrega ocorrerá da seguinte forma: receberão diretamente os cilindros os municípios de Afuá (10), Anajás (5), Bagre (5), Cachoeira do Arari (10), Chaves (10), Ponta de Pedras (10), Salvaterra (10), Santa Cruz do Arari (10), Breves (10), Curralinho (10), Gurupá (10), Muaná (8), Soure (8), São Sebastião da Boa Vista (8), Melgaço (8) e Portel (8).

Transporte

Agentes da área de segurança pública já estão mobilizados para a operação de entrega dos cilindros
📷 Agentes da área de segurança pública já estão mobilizados para a operação de entrega dos cilindros |Alex Ribeiro/Agência Pará

Aos municípios de Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Bagre, os cilindros chegarão por meio fluvial. As prefeituras de Gurupá, Afuá, Chaves, Portel, Anajás e Melgaço deverão mandar buscar em Breves os equipamentos. O mesmo procedimento deverá ser adotado pelas prefeituras de Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, para buscar os cilindros em Soure.

"O Grupamento Fluvial vai disponibilizar uma embarcação para fazer o transporte desses cilindros, que vão de Ponta de Pedras até Breves. Os demais municípios deverão providenciar a logística de transporte. Nós estamos envolvendo oito agentes da segurança pública para realizar essa operação. É muito importante a integração do sistema de segurança pública com a saúde pública neste momento, para facilitar a chegada desses equipamentos a todo o Estado, para que possamos combater a pandemia", ressaltou Arthur Braga, diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública.

Leia mais:

Casos de covid-19 caem em 61% nos EUA desde a alta de janeiro

Vacinação de idosos acima de 85 anos segue até amanhã em Belém

Abastecimento no Oeste

Para evitar o desabastecimento de oxigênio nos hospitais públicos e municipais do Estado, a Sespa já enviou 159 cilindros de oxigênio para a região do Baixo Amazonas. Os cilindros foram distribuídos para os municípios de Oriximiná (79), Terra Santa (30), Faro (20) e Juruti (30), em caráter preventivo.

No último dia 26 de janeiro, a Sespa enviou mais 200 cilindros para o município de Santarém. O carregamento foi distribuído para municípios da Calha Norte do Rio Amazonas. Já em 30 de janeiro, chegaram mais 180 cilindros para municípios do Baixo Amazonas e Calha Norte. Foram contemplados os municípios de Almeirim, Monte Alegre, Juruti, Óbidos, Santarém, Terra Santa, Faro, Itaituba, Rurópolis e Alenquer.

Atualmente, o Pará tem uma capacidade de produção de oxigênio superior a 58 mil metros cúbicos diários, o que atende às demandas dos 144 municípios.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias