plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AJUDA

Pará recebe mais 15 pacientes do Amazonas para tratar Covid-19

Três mulheres e 12 homens chegaram em avião da FAB

Imagem ilustrativa da notícia Pará
recebe mais 15 pacientes do Amazonas para tratar Covid-19 camera Marcelo Seabra / Ag. Pará

Mais 15 pacientes do Amazonas, sendo três mulheres e 12 homens, na faixa etária de 33 a 59 anos, chegaram ao Pará na noite desta quinta-feira (4) para receber tratamento contra a Covid-19.

Todos foram encaminhados ao Hospital de Campanha, no Hangar. "Foi um voo tranquilo. Os pacientes não tiveram agravos durante o percurso e as paradas técnicas ocorreram dentro do prazo estimado", informou Carla Figueiredo, diretora Técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Mais 161 novos casos de Covid-19 são confirmados no Pará

Todos os pacientes são considerados casos moderados da doença e tiveram suporte de oxigênio durante a viagem.

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do município de Tefé ainda na tarde de hoje transportando 12 pacientes.

O voo fez escala em Manaus, capital amazonense, onde embarcaram mais três pessoas doentes, e de lá veio para Belém.

Onze ambulâncias já os esperavam no Complexo Ala 9 da Base Aérea, no bairro da Pratinha, para encaminhá-los ao Hospital.

Eles foram recebidos por profissionais voluntários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, médicos da equipe da UTI do Hospital de Campanha e equipe de ambulâncias da iniciativa privada, que auxiliaram no transporte.

Os pacientes passaram pelos processos de identificação, triagem e reclassificação. "Esse procedimento é necessário, pois alguns pacientes acabam desestabilizando durante o voo. Ao chegarmos ao Hangar será efetivado o processo de regulação deles, com atualização de condições clínicas para acolhimento adequado nos leitos", explicou Camylla Rocha, diretora da Central de Regulação do Estado. Este atendimento deve prosseguir por toda a madrugada.

DESINFECÇÃO

Assim que os pacientes foram retirados da aeronave, a equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval realizou a descontaminação do espaço, procedimento considerado padrão nesses casos.

Devido ao aumento significativo no número de casos da Covid-19, falta de leitos e de oxigênio, muitos pacientes do Amazonas foram transferidos para outros Estados, entre eles o Pará. No dia 15 de janeiro, o governador Helder Barbalho anunciou que abriria leitos para atender pacientes do estado vizinho.

Foram 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hospital de Campanha de Belém, e 10 leitos de UTI neonatal na Santa Casa de Misericórdia.

O Pará já recebeu 26 pacientes do Amazonas. Desses, seis ainda continuam internados em leitos de UTI, dois estão em leitos clínicos, 14 já receberam alta médica e quatro faleceram.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias