plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
GRATUITO

Exposição celebra história do Carnaval de Belém

A mostra está disponível na praça 2 de um shopping localizado na avenida Augusto Montenegro, até o próximo dia 28 de fevereiro, com visitação das 10h às 22h

Até o próximo dia 28 de fevereiro, o público poderá conferir, gratuitamente, a exposição “Histórias de Carnaval com Escolas de Samba”, que tem como o intuito de aproximar o público do histórico festivo da capital paraense e relembrar desfiles memoráveis. O espaço reúne artigos e fantasias de cinco agremiações da cidade: Deixa Falar, Império Pedreirense, Matinha, Piratas da Batucada e Quem São Eles. A mostra está disponível na praça 2 de um shopping localizado na avenida Augusto Montenegro, com visitação das 10h às 22h.

De acordo com Bruno Correia, curador da exposição, é importante que se tenha um resgate cultural do Carnaval de Belém, especialmente neste ano, já que as escolas não entrarão na avenida, além de que, o evento, também, busca valorizar a comunidade que trabalha por trás da festa.

“Fantasias são arquétipos culturais e contam histórias, as escolas representam bairros da cidade de Belém que há décadas desfilam e disputam prêmios no Carnaval. Tudo isso envolve as comunidades desde o desenvolvimento do enredo, do samba, passando pelos carros alegóricos e as coreografias. Cada iniciativa como essa ressalta essa rica cultura e dá representação àqueles que trabalham nessa dinâmica dos desfiles”, pontua Bruno.

Ainda segundo o curador, as pessoas que amam brincar nesse período conseguirão amenizar a saudade da folia, pois a mostra é uma forma contemplativa e um gatilho para a memória de quem assiste e vive o Carnaval.

“Essa festa é um dos símbolos da cultura nacional e da alegria típica do povo brasileiro. O público pode esperar pompa, beleza e informação”, frisa ele.

Para Bené Brito, mestre-sala da Piratas da Batucada, é importante levar, para as pessoas em geral, o conhecimento sobre o trabalho daqueles que compõem uma escola de samba como a porta-estandarte e as passistas, por exemplo. A escola é a atual campeã do Carnaval de Belém e contribuiu com cinco fantasias para a exposição.

“A nossa escola vive uma ascensão desde 2007, quando conseguiu chegar ao grupo de elite. Desde então, fizemos carnavais que ficaram na história da Aldeia Amazônica e os fãs poderão presenciar um pedaço dessa trajetória. Ao contrário do que muitos pensam, o Carnaval não morreu, ele está vivo, e iniciativas como essa contribuem para a sua valorização”, destaca Bené.

*Serviço:*

Exposição “Histórias de Carnaval com Escolas de Samba”

Quando: Até 28 de fevereiro

Onde: Praça 2 do Parque Shopping Belém - Av. Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde

Hora: 10h às 22h

Visitação gratuita

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias