Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

TRANSPARÊNCIA

Pará presta contas sobre medidas adotadas para conter avanço da Covid-19

Apresentação foi realizada nesta terça (2) durante encontro em Brasília entre Giac e o Governo do Pará.

terça-feira, 02/02/2021, 22:56 - Atualizado em 02/02/2021, 22:56 - Autor: Fernanda Palheta


Questionamentos feitos foram respondidos.
Questionamentos feitos foram respondidos. | Divulgação/MPF

O governador Helder Barbalho apresentou, nesta terça-feira (2), um relato detalhado das medidas adotadas desde o início do ano para conter o avanço do novo coronavírus nos municípios paraenses.

Governo do Pará torna público quantitativo de vacinas que entregou para cada município

A apresentação foi feita durante encontro em Brasília entre o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Covid-19 (Giac) e o Governo do Pará.

A situação é delicada e pede urgência especialmente diante da proximidade com o estado do Amazonas, que enfrenta explosão de casos e colapso no sistema de saúde.

Oxigênio no oeste do Pará

O assunto foi tratado durante a reunião e, segundo Helder, a situação “está equacionada”, uma vez que o estado adquiriu 500 cilindros, tendo sido entregues os dois primeiros lotes (360 cilindros) e o último com previsão de chegada nesse final de semana para os municípios da região. Foi adquirida ainda uma micro usina para a produção do oxigênio medicinal.

VEJA MAIS:

Helder ressaltou ainda que reconhece a gravidade da situação na região e garantiu que não há desabastecimento de materiais e insumos considerados imprescindíveis para o atendimento da população, como leitos clínicos e de UTIs, agulhas, seringas e medicamentos.

Controle Pará x Amazonas

Questionado sobre o assunto, o governador informou que foi montada uma lista de providências que garantem o controle do trânsito de passageiros entre os estados do Amazonas e do Pará. Disse ainda que, além do aumento de leitos clínicos e de UTIs, da transferência de pacientes de municípios menores para os da região de referência, estabeleceu o lockdown em 13 cidades. Todas essas medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Aumento de casos

A subprocuradora Lindôra Araújo revelou preocupação em relação ao crescente número de casos, não só no Pará, mas em todo o país, e pediu que os cuidados sejam redobrados, especialmente em relação ao transporte de passageiros e com as aglomerações de pessoas em espaços públicos.

“Não adianta apenas mandar uma recomendação a um gestor, se ele não tiver condições de cumprir. Precisamos equacionar a questão, saber por que não é possível fazer, o que pode ser viabilizado e de que forma. É como temos trabalhado”, resumiu.

LEIA MAIS:

Grávidas que contraíram Covid-19 passam anticorpos contra o vírus para bebês

Jornalista Paulinho Montalvão, da Rádio Clube, morre por complicações da Covid-19

Vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra Covid-19, aponta estudo

Vacina de Oxford tem 76% de eficácia em pacientes após três semanas da primeira dose

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS