plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HISTÓRICO

Pará vai sediar Fórum Mundial de Bioeconomia pela primeira vez em outubro

De 18 a 20 de outubro deste ano, Belém será o centro mundial das discussões sobre bioeconomia.

Imagem ilustrativa da notícia Pará vai sediar Fórum Mundial de Bioeconomia pela primeira vez em outubro camera O evento deixa de ser realizado apenas na Finlândia e chega até a capital paraense, fundamental para repensar a bioeconomia no mundo. | Sidney Oliveira/ Ag. Pará

O Pará será o centro mundial de bioeconomia em 2021. De 18 a 20 de outubro, Belém receberá o Fórum Mundial de Bioeconomia. O evento reunirá palestrantes e especialistas de todo o mundo para debater o tema e desenvolvimento sustentável.

É a primeira vez que o fórum será realizado fora da cidade de Ruka, na Finlândia. A ideia, a partir de 2021, é que a conferência seja itinerante e ocorra em regiões onde a bioeconomia está no centro das atenções.

O fundador e presidente do fórum, Jukka Kantola, está otimista quanto à programação no país. “A última edição, em 2020, atraiu mais de 400 pessoas de mais de 50 países. Essa será uma ótima jornada com nossos amigos da bioeconomia no Brasil”, afirma.

O evento terá o Estado do Pará como co-organizador e terá apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A estimativa de Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) é de que o Brasil tenha um potencial adicional ao seu PIB de US$ 53 bilhões por ano com a bioeconomia.

“O governo assumiu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Um exemplo disso é o Plano Amazônia Agora, que tem entre as metas chegar ao patamar de emissão líquida zero. Nesse contexto, o Fórum Mundial de Bioeconomia vem somar esforços na busca por uma economia calcada na biodiversidade, com oportunidade para todos, sobretudo os mais necessitados”, ressalta o governador Helder Barbalho (MDB).

Presidente do Conselho Diretor da Abag, Marcello Brito destaca a importância de debater a bioeconomia neste momento. "É muito oportuno, pois as boas indústrias de cosméticos, do agro e indústrias processadoras de alimentos no país já unem com grande sucesso à essa bioeconomia das florestas. Temos absoluta certeza que o evento será um sucesso”, ressalta.

Para Paulo Hartung, presidente da Ibá, a bioeconomia e a visão de sustentabilidade pautam modelos de produção que visam usar os recursos naturais de maneira consciente. "A realização do fórum demonstra o comprometimento e o potencial para o setor de árvores cultivadas nacional e para o Brasil da economia verde, evidenciando que estamos atentos à nova mentalidade de um consumidor consciente e preocupado com a sustentabilidade", salienta.

INOVAÇÃO E ECOLOGIA

O Fórum Mundial de Bioeconomia fornece uma plataforma para compartilhar ideias e promover inovações conceituais e tecnológicas, com o objetivo de substituir indústrias, produtos e serviços não renováveis por atividades sustentáveis, afim de alcançar uma economia mais sustentável e mitigar as alterações climáticas.

A programação levará em conta quatro eixos temáticos: bioeconomia, pessoas e políticas do planeta; líderes globais e o mundo financeiro; bioprodutos ao nosso redor; e olhando para o futuro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias