plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SUSTO

Balão do Google cai na Transamazônica após chuva e assusta moradores

O objeto caiu em uma área de mata, no quilômetro 50 da rodovia Transamazônica (BR-230)

Imagem ilustrativa da notícia Balão do Google cai na Transamazônica após chuva e assusta moradores camera O que para muitos seria um satélite na verdade é um balão de projeto de expansão da internet | Reprodução

Os moradores do Município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, levaram um susto na noite do último sábado (30). Segundo testemunhas, após um dia chuvoso, um "satélite" despencou do céu.

O objeto caiu em uma área de mata, no quilômetro 50 da rodovia Transamazônica (BR-230), no sentido Jacareacanga/Itaituba. De acordo com os moradores, não se teve registro de vitima.

LEIA MAIS!

'Relógio do Apocalipse' está a 100 segundos do fim do mundo

Velhos golpes financeiros ganham nova cara com o Pix

Apesar do imenso susto ficou constatado que o objeto não se trata de um satélite, mas sim de um "balão do google", que é um projeto chamado Loon da empresa multinacional que tem por objetivo levar internet a lugares inóspitos de todo o mundo.

Os balões do projeto Loon voam a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens

Sobre o ocorrido, a Aeronáutica se pronunciou afirmando que teve conhecimento do fato e que tem um documento em que acompanha as operações no Brasil.

Leia a nota da Aeronáutica:

Em relação aos seus questionamentos, este Centro informa: Os Órgãos de Controle do Espaço Aéreo foram notificados sobre o procedimento de descida de um balão do Google, referente ao Projeto Loon, que iniciou a descida no sábado (30/01), a partir das 20h (horário de Brasília), no município de Jacareacanga (PA).

O prefixo do balão é HBAL201. Trata-se de um balão não tripulado, com descida prevista e comunicada à Força Aérea Brasileira, à medida que se aproximam do final da sua vida útil.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) assinou uma Carta de Acordo Operacional com o Google em 2017 (CIRCEA 100-76), para que as operações sejam feitas em coordenação com o controle de tráfego aéreo, visando oferecer segurança às operações aéreas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias