Diário Online

Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$
DR. RESPONDE

Dê um plus na saúde com alimentos probióticos, o microorganismos vivos

Os alimentos que contêm micro-organismos benéficos para o corpo são chamados de alimentos probióticos.

segunda-feira, 01/02/2021, 09:35 - Atualizado em 01/02/2021, 09:34 - Autor: Tua Saúde


O iogurte natural é uma das principais fontes de probióticos
O iogurte natural é uma das principais fontes de probióticos | Foto: Reprodução

O iogurte natural tão comumente utilizado no café da manhã é a principal e mais conhecida fonte dos chamados alimentos probióticos. Apesar do nome pouco usual, esse grupo de alimentos é caracterizado pela presença de microrganismo vivos que, na quantidade adequada, proporcionam benefícios à saúde.

A nutricionista Carolina Sales aponta que dentre os benefícios do consumo desse tipo de alimento está a melhora da digestão e o combate à azia; a regulação do trânsito intestinal; o aumento da absorção de nutrientes, como vitamina B, cálcio e ferro; o fortalecimento do sistema imunológico; além da prevenção a problemas como obesidade, colesterol alto e hipertensão.

De acordo com a nutricionista, os alimentos probióticos podem ser inseridos na alimentação como lanches em vitaminas, sucos, saladas e preparações de fermentação como pães, bolos e alguns tipos de queijo. “No geral, não há contraindicação, porém algumas pessoas com intolerância ou alergia a alguns alimentos probióticos não podem consumi-los ou qualquer outra condição específica que afete seu sistema imunológico”, alerta. O importante é consultar seu médico ou nutricionista.

ONDE ENCONTRAR

- Iogurte natural: a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas;

- Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos.

- Leite fermentado: são produtos especiais que geralmente contêm lactobacillus adicionados pela indústria, sendo o Yakult o mais famoso;

- Kombucha: uma bebida fermentada feita principalmente a partir do chá preto;- Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi e Tempeh, que podem ser comprados em lojas especializadas;

- Picles: para fazer esse alimento, os pepinos são colocados em água e sal, deixando fermentar por um tempo;

- Levedura natural: é um cultivo composto por leveduras e bactérias que são naturalmente encontradas no ambiente, e que pode ser utilizado na preparação de diversos produtos, como pães, tortas e bolos.

 

 


O iogurte natural é uma das principais fontes de probióticos
O iogurte natural é uma das principais fontes de probióticos | Foto: Reprodução
O iogurte natural é uma das principais fontes de probióticos | Foto: Reprodução

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS