O mês de janeiro está chegando ao fim. A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz o alerta sobre a saúde mental através do Janeiro Branco e trouxe uma preocupação maior neste momento de pandemia: aumento do consumo de álcool.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) alerta para a relação entre o uso do álcool e problemas emocionais. A questão é, o alcoolismo é considerado doença pela OMS e trata-lo sem o devido cuidado é preocupante.
Após decreto Estadual, desta quinta-feira (28), que proíbe a venda de bebidas alcoólicas após às 22h em Belém e Região Metropolitana, um estabelecimento resolveu 'brincar' com o assunto para informar seu novo horário de funcionamento, com a intenção de aumentar a consumação do liquido no local.
Vale lembrar que o decreto é para os próximos 15 dias.
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Em postagem realizada no Instagram oficial do pub (estabelecimento comercial estilo britânico que vende refeições e bebidas alcoólicas), é pedido que os alcoólatras cheguem mais cedo ao local para poder consumir mais.
Alguns internautas acharam que a publicação não pegou bem. “A palavra alcoólatra foi de mais. Não deveriam brincar com essa palavra por tratar-se de uma patologia (doença), que precisa de cuidados especiais e tem destruído muitas famílias. Devemos defender nossos negócios e buscar alternativas para sobreviver em meio a esse caos. Mas não podemos transferir esse caos para vida de outras pessoas em nome de nada!!! Acho que vale a pena rever o emprego da palavra alcoólatras!!!”, escreveu uma pessoa.
“Alcoólatra (sic) é uma doença patológica”, escreveu outra pessoa. “Achei de uma falta de sensibilidade enorme”, completou uma internauta.
DADOS
Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada em parceria com as universidades Federal de Minas Gerais e Estadual de Campinas, no período de 24 de abril a 8 de maio de 2020, indicou que o aumento do estado depressivo pode estar relacionado ao aumento do consumo de álcool relatado durante a pandemia: 18% dos entrevistados - 18,4% entre homens e 17,7% entre mulheres - afirmaram estar ingerindo mais bebidas alcoólicas nesse período.
O maior aumento, de 26%, foi registrado na faixa etária de 30 anos a 39 anos de idade, e o menor entre idosos, de 11%. Quanto maior a frequência dos sentimentos de tristeza e depressão, maior o aumento do uso de bebidas alcoólicas, atingindo 24% das pessoas que têm se sentido dessa forma durante a pandemia, indicou a pesquisa.
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