plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
VENTOS FORTES

Meteorologia explica ventania que destelhou várias casas em Belém 

Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) analisa forte chuva sobre Belém na noite desta terça-feira (26) vista na Pratinha

Imagem ilustrativa da notícia Meteorologia explica ventania que destelhou várias casas em Belém  camera Reprodução/Agência Pará

A equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) analisou os dados meteorológicos do Aeroporto Internacional de Belém, e constatou a ocorrência de chuva intensa no momento do vendaval, na noite desta terça-feira (26), com ventania que assustou moradores e, segundo relatos da população, causou prejuízos no bairro da Pratinha.

Coordenador de Meteorologia da Semas, Saulo Carvalho explicou que nesse período chuvoso na região, eventos desse tipo se tornam mais comuns. "O grande fluxo de umidade combinado com o calor durante o final da manhã e início da tarde, causam eventos e trovoadas de grande magnitude com rajadas de ventos que podem chegar até 120 km/h", afirmou.

O Núcleo de Hidrometeorologia da Semas informou, também, que o evento foi causado pela associação de uma nuvem chamada cumulonimbus, típica em períodos quentes geralmente ocorrendo durante a tarde, com a baixa pressão acentuada, o que teria ocasionado as rajadas de vento.

Leia mais:

Navio sai de Belém transportando tanque de oxigênio que atenderá hospitais de Manaus

Justiça Federal suspende distribuição de vacina de Oxford em Manaus

As filmagens do ocorrido repercutiram em redes sociais e registram o que os moradores deduziram ser um redemoinho, mas após análise, foi concluído que o fenômeno se tratava de uma nuvem funil, que tem o formato de cone, moldada por ventos de 80 a 120 km/h, mas que não alcança o chão e nem possui a força de um tornado típico de escala F3 que geralmente possui ventos com velocidade de 300 km/h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias