plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

Dobra a procura por atendimento na policlínica itinerante do Hangar

Até antes das festas de fim de ano, a média de pacientes que procuravam a Policlínica Itinerante era de 130 pessoas. Atualmente, são 300 que procuram o Centro de Convenções com sintomas do novo coronavírus

Imagem ilustrativa da notícia Dobra a procura por atendimento na policlínica itinerante do Hangar camera Pelo menos 307 pessoas foram atendidas somente ontem na Policlínica do Hangar, em Belém | Fernando Araújo

Ainda faltavam duas horas para encerrar o expediente na Policlínica Itinerante montada no estacionamento do Hangar Centro de Convenções, em Belém, quando a senha 307 havia sido entregue a mais um paciente com quadro suspeito de Covid-19. O número da vez indicava que o total de atendimentos, ontem, já tinha ultrapassado o limite de 300 senhas que costumam ser entregues diariamente na unidade. O quantitativo é um alerta para as autoridades de saúde e para a população, pois confirma que o número de casos da doença provocada pelo coronavírus voltou a subir na capital paraense nos últimos dias.

Para se ter ideia, antes das festas de fim de ano, a média diária na unidade da policlínica era de 130 atendimentos, segundo a diretora técnica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Carla Figueiredo. “Somente na primeira semana de janeiro, 270 atendimentos foram feitos diariamente. Hoje são, no mínimo, 300”, comparou.

LEIA MAIS!

Autoridades alertam população para aumento de casos de Covid-19 no Pará

Triagem Pós-Covid: saiba como fazer uso dos serviços na Poli Metropolitana

Além da estrutura no Hangar, a Sespa também mantém policlínicas Itinerante e também está com unidades montadas no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) e nas Unidades de Referência Especializada (URE) Doca e Pedreira. No Mangueirão, o número de atendimentos diários está em 250 pacientes. Nas UREs 100 acolhimentos, cada.

Em Belém, a prefeitura divulgou que 2.387 casos de Covid-19 foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), somente este mês. Carla Figueiredo observou que a demanda de pessoas idosas apresentando sintomas semelhantes aos da Covid-19 tem sido expressiva nas policlínicas. “É o maior número de pacientes neste momento”, frisou. “Dias de segunda-feira e terça-feira a procura por atendimento é maior”, completou.

O aposentado José do Carmo, 69, que mora em Icoaraci, esteve na policlínica do Hangar, ontem. Nos últimos dias ele tem sentido tosse, dor no corpo e febre. “Não consigo sequer brincar com os meus netos que fico logo cansado”, disse.

O idoso procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci. “Lá fizeram o atendimento emergencial para dor e febre e me disseram para ficar em isolamento e atento aos sintomas. Aqui (na policlínica) voltarei para fazer o teste para confirmar se é covid-19 porque o médico disse que só poderei fazer após o quinto dia de sintomas, mas já sairei daqui com as medicações”, disse enquanto seguia em direção à farmácia para buscar a Azitromicina.

Sentindo febre e cansaço, o músico Walter Soares, 42, também procurou a policlínica. Está preocupado porque na casa dele já tem duas pessoas com diagnóstico confirmado para covid-19. “Minha mãe e minha ex-companheira. Na minha mãe, que tem mais idade, os sintomas estão bem mais fortes”, comentou.

Walter mora no bairro do Marco, onde está concentrado o maior número de casos confirmados de Covid-19 em Belém. Até ontem, 4.276 moradores do Marco foram infectados pelo coronavírus. É o bairro com o maior número de casos até então.

No bairro da Pedreira, 3.840 pessoas testaram positivo para Covid-19. No Umarizal, 3.149 pessoas foram acometidas pela doença provocada pelo coronavírus. Na Marambaia, já são três mil casos confirmados e no Guamá 3.250.

“As pessoas precisam se conscientizar e seguir com as medidas de segurança. Usar máscara, evitar aglomerações e usar álcool em gel”, orientou Carla Figueiredo.

Dobra a procura por atendimento na policlínica itinerante do Hangar
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias