plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TIRE SUAS DÚVIDAS

Vacinação contra covid-19 no Pará: perguntas e respostas

O Pará começa na manhã desta terça-feira (18) a vacinação contra covid-19.

Imagem ilustrativa da notícia Vacinação contra covid-19 no Pará: perguntas e respostas camera Vacinação começou hoje em alguns estados brasileiros. | Reprodução

O Pará começa na manhã desta terça-feira (18) a vacinação contra covid-19. O estado terá uma tiragem inicial de 173.240 mil doses referentes ao primeiro lote recebido. Deste total, 48.680 serão destinadas a população indígena paraense.

Ministério da Saúde faz confusão com voo e atrasa entrega de vacinas no Pará

Pará recebe doses extras e chega a 173.240 vacinas para a primeira fase da imunização

Ilha de Mosqueiro se prepara para receber vacinas

Com a proximidade da hora de se vacinar, vários paraenses ainda possuem dúvidas em relação a vacina. O DOL preparou abaixo uma série de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas.

- A vacinação possui quantas etapas?

A vacinação possui quatro fases. A primeira é para trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

A segunda é para pessoas de 60 a 74 anos. A terceira é para pessoas com comorbidades, ou seja, doenças que comprometam sua proteção contra o vírus. E a quarta e última, para trabalhadores da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência, e trabalhadores de serviços essenciais.

- Quantas doses a pessoa precisa tomar?

Cada pessoa que for vacinada vai receber duas doses, com intervalo de duas ou três semanas.

- Quais grupos não podem se vacinar?

Gestantes e menores de 18 não devem tomar a vacina. Não houve tempo para formular testes precisos com grávidas e lactantes.

- Onde serão aplicadas as doses?

Nesta primeira etapa, não haverá vacinação em postos de saúde. A vacinação acontecerá em 450 pontos, em 236 salas de vacina em Clínicas da Família. A campanha vai envolver 10,5 mil profissionais de saúde. Os profissionais de saúde e idosos em abrigos serão vacinados nas unidades que trabalham e nas instituições que estão.

- Estarei imunizado assim que tomar a vacina?

Não. A imunidade acontece a partir de 10 a 20 dias após a segunda dose. Portanto, a cautela e as medidas de segurança ainda serão necessárias.

Preciso levar algum documento ou me cadastrar em algum site?

Não. Todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem algum documento. Basta comprovar que pertence ao grupo prioritário correspondente à fase da vacinação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias