plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA

Nova variante do coronavírus pode estar circulando em Belém

Casos suspeitos devem ser notificados a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesma

Imagem ilustrativa da notícia Nova variante do coronavírus pode estar circulando em Belém camera Pessoas vindas de Manaus podem ter trazido a cepa para a capital paraense | Reprodução/Freepik

Um alerta foi emitido para as unidades de saúde municipais de Belém, na última sexta-feira (15), sobre uma possível circulação da variante do SARS-CoV-2 na cidade. Por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a Prefeitura de Belém solicitou que as unidades de atendimento ajudem a identificar pacientes que possam estar infectados pela nova mutação.

O pedido solicita que as unidades notifiquem imediatamente casos suspeitos e confirmados em Belém de Covid-19 em pacientes que sejam oriundos dos estados do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Tivemos que emitir este alerta devido a chegada de várias pessoas de Manaus. Elas deram entrada através do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão em Belém. Então, provavelmente, essas pessoas podem estar com a nova variante do SARS-CoV-2 e que deve estar circulando na capital”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Belém, Claudio Guedes Salgado.

“Nós precisamos, agora, coletar este material, entender qual é a cepa que está circulando em Belém e fazer, eventualmente, o bloqueio dela. Queremos diminuir a chance dessa nova variante circular na capital através da identificação desses casos”, disse o diretor.

Hospitais públicos e privados do município devem encaminhar, para equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesma, uma ficha de notificação com informações detalhadas do paciente suspeito, segundo o alerta enviado pela prefeitura.

Claudio Guedes recomenda também que a população reforce as medidas de prevenção e controle do coronavírus.

“Precisamos que a população reforce o isolamento domiciliar e tome os cuidados de prevenção como o uso obrigatório de máscara, a lavagem das mãos com água e sabão e manter o distanciamento social adequado”, orientou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias