plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CLIMA

Chuvas em janeiro estão menores que o esperado

Segundo a Meteorologia, até essa primeira quinzena foram registrados apenas 132 milímetros de chuva, contra uma média de 384 milímetros esperada para o mês todo. Maior volume foi registrado entre os dias 12 e 13

Imagem ilustrativa da notícia Chuvas em janeiro estão menores que o esperado camera Em Belém, o clima seco deve predominar e chuvas de pouca intensidade podem cair em áreas isoladas | Wagner Santana

OInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que a capital paraenses e demais municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) não serão atingidos por fortes chuvas neste final de semana. Segundo o órgão, o clima em todo o Estado está sendo considerado atípico para o período, apresentando índices pluviométricos abaixo do esperado para todo o mês de janeiro.

Diretor do Inmet no Pará, José Raimundo Abreu conta que a estação convencional registrou até essa primeira quinzena de janeiro 132 milímetros de chuva, contra uma média de 384 milímetros esperada para o mês todo. “Estamos na metade do mês e choveu apenas 1/3 do esperado. Sendo que o maior volume registrado foi entre os dias 12 e 13, quando choveu 40.8 milímetros”, disse.

Na capital paraense o clima seco deve predominar, e chuvas de pouca intensidade são previstas para cair em áreas isoladas, afirma o representante. “Devido à termodinâmica, essas chuvas devem ocorrer do final da tarde para a noite, já que o forte aquecimento da temperatura e a umidade durante todo o dia favorecem a formação de nuvens no período da noite”, explica o diretor.

Com o processo termodinâmico causando atividades convectivas, é possível que chuvas mais fortes atinjam áreas isoladas no distrito de Icoaraci e no município de Ananindeua. “Isso se dá porque as linhas de instabilidade estão se formando mais ao lado oeste que abrange parte da ilha do Marajó e no extremo sul do Pará. O processo faz também com que as manhãs amanheçam com céu claro, e horas depois se tem a formação de nuvens”, diz José Raimundo.

PREVISÃO

Neste sábado (16) e domingo (17), a previsão é que a temperatura máxima em Belém fique entre 32°C e 34°C. Já as temperaturas mínimas devem permanecer entre 22°C e 24°C. O diretor do Inmet no Pará chama a atenção também para a possibilidade de chuvas significativas neste sábado, no extremo sul do Estado, nas cidades de Conceição do Araguaia, Redenção e Santa Maria das Barreiras. Nesse mesmo dia, a chuva pode ser esperada também no município de Novo Progresso, localizadono sudoeste paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias