Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

PRODUÇÃO RURAL

Preço da farinha preocupa produtores rurais no Pará 

A variação no preço do produto preocupa os produtores rurais

terça-feira, 12/01/2021, 20:23 - Atualizado em 12/01/2021, 20:22 - Autor: Diário Online


Os produtores estão preocupados com o preço do produto.
Os produtores estão preocupados com o preço do produto. | Divulgação/Embrapa

A Associação do Cariambá, com foco na produção na farinha de mandioca, aponta que os produtores rurais da região de Bragança, no nordeste paraense, estão preocupados com a variação de preço do produto. 

De acordo com eles, a maior preocupação é "com o abandono que vive o produtor rural, principalmente da agricultura familiar, e isso se justifica no preço que foi vendido o saco de 60kg da farinha lavada".

Para eles, até o final do mês de fevereiro deste ano, o quilo da farinha pode chegar a R$ 15,00 em Bragança e região. Caso aconteça, esse será o mesmo valor que chegou em 2013. Esse já é o preço vendido em Belém. 

Além de pouca matéria prima plantada, ausência de investimento e a falta de tecnologia. Outra preocupação é a grande perda da produção de manivas para a "podridão" da raíz, doença que mais causa prejuízo nas roças. 

O próximo plantio de manivas acontecerá apenas em maio, quando as chuvas do inverno paraense diminuem. É importante ressaltar que a mandioca é colhida somente dez meses após plantada. Portanto, a próxima colheita acontecerá em abril de 2022.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS