plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MERCADO

Belém teve saldo positivo de emprego em 2020

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, a capital paraense foi a segunda do Norte que mais gerou postos formais, com 76.110 admissões contra 72.472 desligamentos, segundo estudo divulgado pelo Dieese/PA

Imagem ilustrativa da notícia Belém teve saldo positivo de emprego em 2020 camera A construção civil foi o setor que liderou a criação de trabalho em Belém durante o ano passado, com saldo positivo de 1.407 postos, seguido da indústria geral, 765 | Octávio Cardoso

Um estudo sobre a situação do emprego formal em Belém e demais capitais do Norte feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA) aponta que a capital paraense é destaque na geração de oportunidades de empregos formais entre os demais municípios do Estado. Nos últimos dez anos (2011 a 2020), cerca de 100 mil pessoas tiveram suas carteiras de trabalho assinadas. Além disso, entre as capitais da região, Belém se destacou entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, com a segunda melhor colocação entre trabalhadores admitidos e demitidos, com um saldo de 3.638 empregos formais gerados.

O levantamento foi feito nos meses de janeiro a novembro de 2020, com base em informações oficiais do Ministério da Economia e é parte integrante do Convênio de Cooperação Técnica, entre o Departamento e a Prefeitura Municipal de Belém, por meio do Projeto do Desenvolvimento da Capital com Geração de Emprego e Renda.

O estudo mostrou que no ano passado (de janeiro a novembro) foram feitas 76.110 admissões, contra 72.472 desligamentos, totalizando 3.638 postos de trabalhos na capital. Entre os setores em destaque nesse saldo positivo estão a construção civil (1.407); indústria em geral (765) e agropecuário (251). Enquanto isso, o setor de serviços apresentou queda na geração de empregos formais, com saldo negativo de 406 postos de trabalho.

Outro dado mostrado pela pesquisa é que a despeito de todos os problemas conjunturais, a capital paraense foi o município do Estado com o maior número de contratações de trabalhadores com carteira assinada, com cerca de 76.110 pessoas. Em seguida, ficou o município de Parauapebas com a contratação de 31.718 pessoas; Ananindeua com a contratação de 18.438 pessoas e de Marabá com 16.685 pessoas.

Em comparação às outras capitais do Norte, Belém também foi destaque no crescimento de empregos formais, no comparativo entre admitidos e desligados, com saldo positivo de 3.638 postos de trabalhos gerados, ficando atrás apenas de Manaus com 11.409 postos de trabalhos gerados no mesmo período.

Belém teve saldo positivo de emprego em 2020
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias