plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADE

Pará encerra ano como maior gerador de empregos; saiba como conquistar uma vaga!

O Pará encerrou o ano como o maior gerador de empregos formais entre os estados da Região Norte.

Imagem ilustrativa da notícia Pará encerra ano como maior gerador de empregos; saiba como conquistar uma vaga! camera Comércio está entre os setores econômicos responsáveis pela geração de postos de trabalho | Wagner Almeida

Diante do encerramento de um ano marcado por inúmeros desafios, a busca por uma vaga de emprego é a meta principal de milhões de brasileiros em 2021. Com uma demanda ainda grande por oportunidades no mercado formal, a busca vai demandar preparo dos candidatos. Entre os caminhos possíveis para se alcançar o resultado esperado, a busca pela qualificação e pelo desenvolvimento das chamadas habilidades comportamentais ainda deve ter grande peso.

Quem sair às ruas em busca de uma colocação neste novo ano ainda enfrentará um mercado inevitavelmente afetado pela condição econômica gerada pela pandemia. Mas, quando se observa o cenário do Pará, os resultados alcançados no ano que encerrou apontam que o Estado voltou a crescer na geração de emprego no setor formal da economia. Supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), o economista Roberto Sena destaca que o cenário do emprego para 2021 depende de uma série de fatores conjugados, entre eles a própria resposta da economia.

“Nós fechamos o ano bem, dentro de um cenário de imensa dificuldade. Para o primeiro semestre deste ano, irá depender de uma série de fatores, sendo que o principal deles é a retomada da economia e para isso nós precisamos da vacina, o que o Governo do Estado está trabalhando para que ocorra”.

Sena lembra que nos primeiros três meses da pandemia no Estado, período entre março e maio, o Pará chegou a perder 14 mil postos de trabalho. Porém, ao longo do ano o Estado conseguiu se recuperar e fechou 2020, com dados consolidados até novembro, com um saldo positivo de quase 40 mil postos de trabalhos formais.

Roberto Sena
📷 Roberto Sena |Ricardo Amanajás

Tal cenário possibilitou que o Pará encerrasse o ano como o maior gerador de empregos formais entre os estados da Região Norte e o quarto maior do país. Os dados integram o balanço da trajetória do emprego formal no Estado do Pará e demais estados da Região Norte, elaborado e analisado pelo Dieese/PA com base em informações oficiais do Ministério da Economia segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Roberto Sena aponta que, no Pará, quatro setores econômicos são responsáveis por 80% da geração de postos de trabalho, por isso, o saldo de empregos observado no Estado está muito relacionado ao andamento desses setores.

SETORES

“São os setores de serviço, comércio, indústria e construção civil. A partir do segundo semestre de 2020, começou a retomada de obras, então a construção civil gerou mais empregos. O comércio, mesmo com a dificuldade do índice de inadimplência das famílias, voltou a subir. O setor de serviços, que é o grande responsável pela geração de emprego no Pará, voltou a dar positivo e eu ainda acrescento o agronegócio, que mesmo em proporções menores, também acabou cacifando o Estado no segundo semestre com o saldo positivo de empregos”, diz. “São setores que dependem muito da economia”.

Para 2021, ele aponta que a perspectiva é de que, com tudo correndo dentro do esperado, o cenário de geração de empregos se mantenha. “Com a vacina, a perspectiva é de que a gente não afunile, não vá para baixo. Em uma vacinação em massa, a tendência é que a economia melhore e que o emprego não desabe, que a gente no mínimo mantenha o que está”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias