plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
INCIDENTE

Bombeiros e Semas avaliaram árvore centenária que cai no Museu Emílio Goeldi

O vegetal atingiu o prédio da Rocinha, o mais antigo do parque

Imagem ilustrativa da notícia Bombeiros e Semas avaliaram árvore centenária que cai no Museu Emílio Goeldi camera O vegetal desabou e atingiu o prédio histórico da Rocinha | Reprodução

Uma árvore de 42 metros caiu dentro do Museu Paraense Emílio Goeldi na manhã do último sábado (2). O vegetal, da espécie Guajará, tombou sobre o prédio histórico da Rocinha, um patrimônio histórico de 1879. O espécime era o mais antigo da coleção do Parque Zoobotânico. O exemplar da espécie ultrapassa em idade o prédio mais antigo da instituição, que tem 137 anos.

O impacto provocou danos à estrutura do prédio histórico, único exemplar característico das casas rurais típicas do século XIX de Belém aberto à visitação pública, segundo o próprio museu. Janelas, tesouras e laje foram afetados, assim como o mobiliário expositivo.

AVALIAÇÃO

O atendimento emergencial para a avaliação preliminar dos danos e as primeiras medidas protetivas foram realizados com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Como não havia funcionários circulando pelo local, ninguém foi atingido ou ferido. As demais espécies de animais e vegetais também não foram atingidas.

A direção do Museu Goeldi informou que fará “todos os esforços junto às autoridades federais, estaduais e municipais para garantir a restauração do prédio tão caro à história da ciência, da instituição e de Belém”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias