Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

INCIDENTE

Bombeiros e Semas avaliaram árvore centenária que cai no Museu Emílio Goeldi

O vegetal atingiu o prédio da Rocinha, o mais antigo do parque

segunda-feira, 04/01/2021, 08:53 - Atualizado em 04/01/2021, 08:52 - Autor: Diário do Pará


O vegetal desabou e atingiu o prédio histórico da Rocinha
O vegetal desabou e atingiu o prédio histórico da Rocinha | Reprodução

Uma árvore de 42 metros caiu dentro do Museu Paraense Emílio Goeldi na manhã do último sábado (2). O vegetal, da espécie Guajará, tombou sobre o prédio histórico da Rocinha, um patrimônio histórico de 1879. O espécime era o mais antigo da coleção do Parque Zoobotânico. O exemplar da espécie ultrapassa em idade o prédio mais antigo da instituição, que tem 137 anos.

O impacto provocou danos à estrutura do prédio histórico, único exemplar característico das casas rurais típicas do século XIX de Belém aberto à visitação pública, segundo o próprio museu. Janelas, tesouras e laje foram afetados, assim como o mobiliário expositivo.

AVALIAÇÃO

O atendimento emergencial para a avaliação preliminar dos danos e as primeiras medidas protetivas foram realizados com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Como não havia funcionários circulando pelo local, ninguém foi atingido ou ferido. As demais espécies de animais e vegetais também não foram atingidas.

A direção do Museu Goeldi informou que fará “todos os esforços junto às autoridades federais, estaduais e municipais para garantir a restauração do prédio tão caro à história da ciência, da instituição e de Belém”.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS