plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOVIDADES

Edmilson Rodrigues anuncia novos nomes para a prefeitura de Belém

Entre as pastas que já possuem novos gestores estão a Codem e a Defesa Civil

Imagem ilustrativa da notícia Edmilson Rodrigues anuncia novos nomes para a prefeitura de Belém camera Reprodução: Instagram

Na tarde desta quinta-feira (31), foram anunciados novos nomes que irão fazer parte da nova gestão de Edmilson Rodrigues, prefeito eleito de Belém, para atuarem no governo a partir de janeiro de 2021. As pastas que já possuem seus representantes são: Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Secretaria Municipal de Controle Integridade e Transparência (Secont), Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) e Defesa Civil.

Edmilson anuncia novos nomes que irão compor a equipe da prefeitura de Belém

Edmilson Rodrigues cria nova secretaria de Cidadania e Direitos Humanos

O primeiro anunciado foi o agrônomo Lélio Costa da Silva, que passará a presidir a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), sociedade de economia mista responsável pela regularização fundiária no município. Lélio foi deputado estadual e superintendente do Patrimônio da União no Pará (SPU).

Edmilson Rodrigues anuncia novos nomes para a prefeitura de Belém
📷 |

Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Lélio Costa é e mestrando em Gestão Pública pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Naea/UFPA), especialista em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e servidor efetivo do Ministério da Economia há 15 anos.

Com experiência em regularização fundiária em terras da União, ele coordenou o Programa Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira, iniciativa vencedora do 12º Prêmio Inovação da Gestão Pública promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

“A Codem, na ‘Belém de Novas Ideias’, vai articular com as diversas secretarias do governo para a promoção do desenvolvimento municipal. A Codem vai realizar o maior programa de inclusão territorial dos últimos anos, através dos novos instrumentos e marcos legais que versam sobre a regularização fundiária. Serão priorizados os bairros e distritos com maior vulnerabilidade social”, destaca.

Outro nome escolhido para assumir o comandado da Secretaria Municipal de Controle Integridade e Transparência (Secont) na gestão do novo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi o administrador e especialista em Gestão Pública, Dilson Loureiro. Ele tem 42 anos de serviço público na Secretaria Municipal Gestão e Planejamento (Segep), na qual dirigiu por 30 anos o Departamento de Controle Interno, setor que ajudou a instituir.

Edmilson Rodrigues anuncia novos nomes para a prefeitura de Belém
📷 |

Dilson Loureiro é graduado pela antiga Faculdade Integrada Colégio Moderno e fez especialização pelo Centro Universitário do Pará.

“O principal do controle interno é a regularidade das contas de todos os gestores que compõem a administração pública municipal, fiscalizando os atos e feitos administrativos que impliquem em gestão financeira”, explica.

Mais duas mulheres foram anunciadas para compor a nova equipe da prefeitura de Belém. Uma delas, é a servidora de carreira da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) há 19 anos, Jane Patrícia Gama, que irá assumir a Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) na gestão do prefeito eleito Edmilson Rodrigues.

Jane Patrícia é graduada em Línguas Portuguesa e Espanhola e tem especialização em Políticas Públicas de Igualdade Racial pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela é ativista dos movimentos negro, afro-religioso e LGBTQI+, membro do coletivo Sapato Preto e Yalorixá de Nanã, filha de Mãe Matilde de Oxalá.

“Normalmente, as famílias não aceitam as pessoas (LGBTQI+), que são expulsas de casa e vão morar nas ruas, onde passam a correr riscos, especialmente de violência e até de morte. Vamos priorizar o acolhimento desse público com atendimento de psicólogo e assistência social”, afirma.

E a outra mulher escolhida para assumir a Defesa Cilvil na gestão do prefeito eleito Edmilson Rodrigues, é a delegada da Polícia Civil do Pará, Christiane Ferreira da Silva. Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem especializações em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Processual Penal e Direito Penal.

Christiane atua como delegada há 15 anos e já desempenhou várias funções na Polícia Civil, como delegada geral adjunta e diretora do Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). Ela também foi vice-presidente do Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçada de Morte.

"Na Defesa Civil, vamos aprimorar as ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população. E estabelecer protocolo com integração de órgãos municipais e estaduais em parceria com a sociedade civil com o objetivo de restabelecer a normalidade social", afirma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias