plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FIQUE LIGADO!

Detran chama atenção para prazos de serviços de regularização de veículos e CNH

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, serviços relacionados às infrações de trânsito e CNH, entre outros, têm prazos retomados

Imagem ilustrativa da notícia Detran chama atenção para prazos de serviços de regularização de veículos e CNH camera Reprodução/Agência Pará

Os condutores paraenses devem ficar atentos aos novos prazos definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução Nº 805/20, que passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2021. Serviços relacionados às infrações de trânsito, à transferência de propriedade de veículo e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm prazos retomados e novas orientações.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou resoluções que suspendiam prazos relacionados à regularização de veículos e da CNH. Aos poucos os prazos voltam ao normal.

HABILITAÇÃO VENCIDA

Segundo Marcelo Guedes, diretor-geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), conforme a Resolução, os condutores que tiveram a habilitação vencida em 2020 poderão renovar o documento em até 11 meses a partir da data de vencimento da CNH.

“Foi estipulada uma certa gradatividade para a retomada dessa exigência, por mês do vencimento. Se a CNH venceu em março de 2020, ela continua valendo até fevereiro de 2021, que é um mês antes da data do vencimento, após esse período ela já vai ser considerada vencida. Em regra, são 11 meses de validade a mais”, explica.

Em relação à renovação do documento, o diretor alerta para que os condutores aproveitem o período, ainda válido, de desburocratização do processo. “Estamos reaproveitando a foto, a coleta biométrica e assinatura do condutor da última versão da CNH para que a pessoa não precise passar pela primeira etapa da renovação, evitando aglomerações. É necessário ir somente para o exame médico”, reforça Marcelo Guedes.

PRIMEIRA HABILITAÇÃO

O Detran informa que continua interrompido o prazo referente ao processo de primeira habilitação em autoescola. Em regra, o prazo para a conclusão do processo é de 12 meses, mas até ser publicada norma regulamentar posterior, não há prazo para finalizar o processo.

“A interrupção desse processo é importante para que o Detran agende os exames de legislação e prático com segurança, considerando os protocolos de saúde, evitando aglomeração e garantindo o distanciamento social”, informa o diretor-geral.

Leia mais:

Pará vai receber mais de R$ 4,5 bilhões por compensação da Lei Kandir

Ônibus pega fogo na avenida Augusto Montenegro; veja o vídeo!
INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

Os órgãos autuadores de trânsito não estavam obrigados a realizar notificações no período de 30 dias a partir do cometimento da infração, por conta da suspensão da exigência. Em 2021, esse prazo volta a valer, inclusive para as autuações pretéritas.

Infrações de trânsito cometidas a partir de 1º de dezembro - prazos para defesa da autuação e recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão e cassação, identificação do condutor infrator e expedição de notificação da autuação - passam a seguir as normas previstas na legislação de trânsito (30 dias, a partir de 2021). Já as infrações de trânsito cometidas entre 26 de fevereiro e 30 de novembro deste ano terão o prazo prorrogado por 10 meses para emitir notificação da autuação.

TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE DE VEÍCULOS

De acordo com o diretor-geral do Detran, quando um veículo usado é vendido, há um prazo de 30 dias para fazer a vistoria veicular para que seja possível fazer a transferência de propriedade. Este prazo estava suspenso, mas a partir de janeiro de 2021 volta a valer. No site é possível identificar novas empresas credenciadas para realizar a vistoria.

Também começa a valer o prazo de 30 dias para comunicação de mudança de endereço de registro de veículo e de venda de veículo pelo antigo proprietário realizadas a partir de 19 de fevereiro de 2020.

O registro e licenciamento de veículos novos, adquiridos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro deste ano poderão, ser feitos até 31 de janeiro de 2021. Por outro lado, o licenciamento anual por enquanto segue o calendário normal de cada estado, mas os Detrans podem estipular datas máximas que extrapolem os limites previstos em lei.

SERVIÇO

Quem quiser adiantar os processos pode acessar o Call Center do Detran e solicitar um agendamento através do 154 ou do webchat online, no site do órgão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias