plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
VESTIBULAR

UFPA propõe edital de Processo Seletivo com 7.364 vagas para 2021

Oferta está prevista para preenchimento em 196 cursos de graduação da instituição, um total maior do que o ofertado no processo anterior, com mais 221 vagas disponíveis

Imagem ilustrativa da notícia UFPA propõe edital de Processo Seletivo com 7.364 vagas para 2021 camera De acordo com o proposto no edital, sistema de cotas será mantido e, entre as novidades, uma comissão de heteroidentificação validará a autodeclaração de pessoas negras | Maycon Nunes/Arquivo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) informou nesta quinta-feira (3) que prevê a oferta de um total de 7.364 vagas em 196 cursos de graduação em seu Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021, incluindo 196 vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Com isso, haverá um pequeno acréscimo em relação à oferta do PS 2020, que totalizou 7.143 vagas. A proposta de edital do PS 2021 foi apresentada em reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada na última quarta-feira (2). As deliberações sobre a oferta ocorrerão em nova reunião agendada para o próximo dia 22 de dezembro.

Na proposta de edital apresentada, é mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

A proposta mantém também a concessão de bônus de 10% sobre a nota do Enem de candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em um ou mais estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). A ideia é continuar também com o valor de R$ 50 (cinquenta reais) de taxa de inscrição, com possibilidade de isenção do pagamento da taxa ao candidato que comprovar ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

COTAS

Sobre as cotas e os grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos são destinatários de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Também ficarão visíveis os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato concorrerá, mostrando, de maneira clara, que um mesmo candidato concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

A minuta do edital prevê ainda as informações relacionadas ao processo de matrícula e aos documentos necessários para o estabelecimento do vínculo institucional, em qualquer grupo de inscrição.

AUTODECLARAÇÃO

Um destaque no edital do PS 2021 é a inclusão da validação da autodeclaração de pessoa negra (preto, ou pardo), a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

Adicionalmente, o edital apresentado contém informações relacionadas ao fluxo de preenchimento das vagas, aos critérios de eliminação, ao cômputo da nota final, assim como à classificação e aos critérios de desempate. Constam ainda no documento as situações e os prazos para interposição de recursos administrativos, respeitando o que dispõe o Calendário Acadêmico 2021, o qual também está em discussão pelo Consepe.

7.364 vagas estão previstas no Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará de 2021.

196 cursos de graduação estarão à disposição dos candidatos, segundo a proposta de edital apresentada ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

22/12/20 é a data da nova reunião para deliberação sobre os dados presentes na proposta de edital.

Calendário acadêmico tem previsão de iniciar em 1º de março

Na reunião extraordinária da última quarta-feira (2), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA), também discutiu o calendário acadêmico da instituição para 2021. Pela proposta apresentada, haverá 270 (duzentos e setenta) dias letivos, divididos em 3 (três) períodos letivos de 90 (noventa) dias cada um(PL1, PL2 e PL3), para realização das atividades de cursos extensivos e intensivos, em todos os campi, institutos e núcleos da Universidade. A proposta de resolução que regulamentará o calendário agora será discutida no âmbito das unidades acadêmicas, e, no próximo dia 22 de dezembro, o Conselho deve se reunir para deliberação.

Segundo a minuta de resolução, o início das atividades acadêmicas para o ano de 2021 (PL1) acontecerá no dia 1º de março de 2021 e a sua conclusão será no dia 12 de junho de 2021. O 2º período letivo (PL2) iniciará no dia 21 de junho de 2021 e vai se estender até o dia 4 de outubro de 2021. O 3º e último período letivo (PL3) terá início no dia 13 de outubro de 2021, encerrando-se no dia 10 de fevereiro de 2022.

PANDEMIA

A depender das condições de saúde pública vivenciadas ao longo de cada período letivo de 2021, as atividades acadêmicas poderão ocorrer de modo remoto, híbrido ou presencial, observando as recomendações de biossegurança previstas em cada condição (“bandeira”) da evolução da pandemia. Os parâmetros e as orientações sobre o assunto estarão definidos em resolução a ser discutida pelo Conselho Superior de Administração na próxima semana.

FLEXIBILIDADE

Os três períodos letivos previstos serão destinados à oferta de componentes curriculares de cursos extensivos e/ou intensivos, a depender do planejamento de cada unidade/subunidade acadêmica, com base no que foi executado durante o período letivo emergencial. Assim é possível que as unidades/subunidades ofertem blocos de componentes curriculares de períodos distintos, em função de diferentes resultados obtidos durante o Ensino Remoto Emergencial.

A minuta da resolução ainda mantém a garantia de opção por parte do discente de aguardar a oferta plenamente presencial, sem prejuízo para a contagem de seu tempo de conclusão do curso. Dependendo das condições sanitárias, que serão constantemente avaliadas pelo Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus, atividades práticas e de campo poderão ser realizadas quando estiver autorizado o ensino híbrido ou presencial, informa a instituição.

Ainda na reunião de quarta, os conselheiros esclareceram dúvidas e manifestaram opiniões prévias sobre o tema.

AULAS PRESENCIAIS

O reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, pronunciou-se, no início da reunião, sobre a Portaria n. 1.030, do Ministério da Educação (MEC), que estabelecia o retorno das aulas presenciais a partir de 4 de janeiro de 2021, cuja revogação foi, em seguida, anunciada pelo MEC.

Segundo o reitor, a UFPA não trabalha com a hipótese de retomar as aulas presenciais antes que o GT da universidade sobre o Novo Coronavírus declare que há segurança para tal.

A instituição garante que continuará a cumprir o que estabelecem as resoluções aprovadas em seus Conselhos Superiores, observado as recomendações do GT.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias