plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONEXÕES

Paraenses e cabo-verdianos se unem em show de projeto de intercâmbio cultural

O show vai ser realizado em um passeio de barco pela Baía do Guajará, com saída da Estação das Docas. O evento estará restrito à convidados por conta da pandemia

Imagem ilustrativa da notícia Paraenses e cabo-verdianos se unem em show de projeto de intercâmbio cultural camera A cabo-verdiana Mindela Soares e a paraense Mariza Black dividem os vocais na apresentação que ainda terá nomes como Natália Matos e Manuel di Candinho | Divulgação

A conexão entre Belém e Cabo Verde estará ainda mais estreita na noite desta quinta-feira, com o show da paraense Mariza Black ao lado da cantora cabo-verdiana Mindela Soares. O evento conta ainda com a participação da paraense Natália Matos e dos músicos africanos Manuel di Candinho e Palinho Vieira. O show vai ser realizado em um passeio de barco pela Baía do Guajará, com saída da Estação das Docas. O evento estará restrito à convidados por conta da pandemia.

O encontro faz parte de uma das etapas do projeto de extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém–Pará- Brasil e Cabo Verde”, da Universidade Federal do Pará (UFPA) que vem sendo desenvolvido desde o ano passado e visa promover relações entre as duas regiões. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), por meio da Faculdade de Turismo (Factur), em parceria com o Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur).

Paulo Pinto, coordenador do projeto este ano pela Factur, explica que o intercâmbio une turismo e cultura por meio da música, já que é daí que a relação entre a capital paraense e o país africano se torna semelhante, pois os ritmos de lá,, como coladeira e funoná, soam familiares por aqui na forma da guitarrada. “A intenção é começar um projeto de internacionalização, começando por Cabo Verde, porque as duas culturas são bem parecidas. Nosso objetivo, futuramente, é criar um protocolo de troca de experiência na área do ensino, pesquisa e extensão. E, para nós, da área do turismo, é importante, não somente do ponto de vista acadêmico, mas na troca de experiência”, diz Paulo.

Para este ano, a programação era reunir outros artistas locais e de Cabo Verde, mas por conta da pandemia, o evento vai se restringir a 70 pessoas, entre convidados e organização, adotando os protocolos sanitários, como uso de máscara, uso de álcool e marcador de temperatura. A última atividade desta etapa do projeto deve ocorrer ano que vem, com o lançamento do livro “Turismo, Gastronomia e Música: elos entre Belém do Pará e Cabo Verde”, que vai reunir artigos de autores paraenses e cabo-verdianos.

PRIMEIRO ENCONTRO

Essa é a primeira vez da cantora cabo-verdiana Mindela Soares, no Brasil, que estará apresentando a cultura do país por meio dos ritmos que são a origem e característica da artista. “E levarei o sentimento do cabo-verdiano e a morabeza (amabilidade e afabilidade) do meu povo para todos os brasileiros”, comentou.

Já a intérprete paraense Mariza Black acredita que o encontro “será uma oportunidade para concretizar esse intercâmbio musical”. “Depois de conhecermos o trabalho de Mindela de forma virtual, será um prazer apresentar a ela e aos músicos cabo-verdianos um pouco do nosso samba com sotaque amazônico. O samba é do Brasil, mas a gente tem aqui a nossa própria linguagem”, afirmou a cantora que, além de apresentar canções do repertório de seu primeiro CD “Samba Paraoara”, lançado em 2019, também vai mostrar música nova.

Para o músico paraibano Naldinho Freire, que sempre esteve conectado aos artistas de Cabo Verde e participou da construção do projeto, as duas regiões têm muita coisa em comum e a união pode gerar bons frutos. “Os principais produtos da economia em Cabo Verde são a música, o turismo e o pescado, com o que Belém tem enorme semelhança”. “A união desses elementos gera um projeto turístico-cultural e econômico. Os dois países (Belém representando o Brasil) vão ganhar com isso”, aposta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias