plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CASA ARRUMADA

Magia do Natal também está na decoração

Montar uma bela árvore e decorar a casa em geral para o Natal é uma tradição em muitas famílias paraenses. E não precisa de produtos novos. A reutilização de artigos natalinos está em alta

Imagem ilustrativa da notícia Magia do Natal também está na decoração camera Andreza Brito | Wagner Santana

Envolvidas pela atmosfera natalina, muitas famílias investem na ornamentação das casas e da ceia natalina, a fim de proporcionar um momentoagradável e encantador.

Para todos os gostos e bolsos, a decoração natalina pode surgir de diversas formas, entre elas, com a reutilização de objetos decorativos, ensaios fotográficos em família ou organização de mesa posta. Criatividade e bom gosto para a ocasião não faltam, principalmente em um período de pandemia, no qual muitas pessoas ainda evitam aglomeração em lojas do centrocomercial, por exemplo.

Para a cirurgiã dentista Andreza Brito, 29 anos, o espírito natalino é algo muito presente em seu lar. Casada e mãe de um menino de quatro anos e uma menina de dois, ela conta que a data é tão especial para a família que buscou formas de registrar os momentos em que celebram juntos. “Desde o primeiro ano do meu filho começamos a fazer um ensaio fotográfico em família, próximo da árvore de Natal, e depois enviamos as fotos aos familiares e amigos com uma mensagem. É uma maneira de transmitir gratidão e de desejar ao próximo bons sentimentos”.

Além do ensaio, Andreza também conta que junto com os filhos monta a decoração da casa como forma de fortalecer neles o sentido do Natal. “Gostamos de montar a árvore, enfeito todo o apartamento, coloco fotos de família. É uma forma de manter viva a data e meus filhos participam, ajudando a montar e a organizar”. Por conta da pandemia, a cirurgiã resolveu montar a árvore de Natal com objetos de anos anteriores. “Este ano a decoração foi mais reciclável. Reutilizei as bolas do ano passado, pintei e passei purpurina em tom dourado rosê. Fui colocando e imaginando como iria ficar. Gosto de brincar com as cores também. No ano passado minha decoração foi toda em vermelho e branco”, contou.

O reaproveitamento de artigos natalinos tem sido uma aposta alta para este Natal. Aqueles que já estão antigos ou com a cor desbotando ganham uma “cara nova” e garantem uma ornamentação encantadora, de acordo com o estilista e decorador Eymard Gabriel, 25 anos. Ele diz que pelas redes sociais tem prestado consultoria aos clientes, já que muitos preferem não sair de casa. “Eles pedem dicas para reaproveitar os enfeites antigos como Papai Noel, renas, sinos. Vamos tentando ajudar por videochamada. Sempre digo que os enfeites são versáteis e não precisam ser usados somente em árvores. Devemos guardar e reaproveitar. Podemos comprar novos, masé sempre bom reutilizar”.

Eymard Gabriel
📷 Eymard Gabriel |Divulgação

A diversidade de temas também é um atrativo para os clientes. Cada um com seu estilo, busca manter a tradição da decoração natalina. Há aqueles que preferem o estilo convencional, com tons vermelho e dourado, mas existem também os mais ousados, que buscam uma decoração temática. “Ajudo a montar árvores de doces em EVA, com bombons coloridos e pirulitos. Ou então de safári, com bichos de pelúcia como leão. Já fiz o tema fazenda, com vacas e porquinhos, e a árvore da família, com porta-retratos”, explicou Eymard.

TRADIÇÃO

Manter uma tradição é o que também estimula a assistente comercial Edna Azevedo, 53 anos, a decorar a casa para o Natal. Desde criança ela via o pai confeccionar objetos natalinos com materiais recicláveis. A lembrança fez com que Edna passasse a criar seus próprios enfeites e envolvesse os filhos. “Lembro do meu pai ter montado uma árvore com latinhas de refrigerante. Cresci vendo a importância disso e repassei para os meus filhos. Como já estão adultos, repasso para o sobrinho, que tem três anos, e que inclusive já estava me cobrando quando iríamos decorar a casa este ano”, relatou.

 Edna Azevedo
📷 Edna Azevedo |Divulgação

Todos os anos a assistente busca fazer algo diferente. Em 2019, fez uma lareira de papelão, utilizando caixas de ovos. Este ano, montou bonecos de neve de copo descartável para o jardim que fica na frente de sua casa. “Gosto de decorar a casa inteira também. A cozinha, a sala, as capas de almofadas. Gosto de enfeitar tudo. Geralmente busco inspirações através de pesquisas pela internet e, mesmo sem ter cursos voltado para artesanato, tenho essa facilidade manual, que ajuda bastante na confecção desses itens dedecoração”, contou Edna.

Preparar a mesa faz a diferença

Uma mesa decorada e organizada pode ser a garantia de sucesso de uma ceia especial. Creator e digital influencer, Trisha Guimarães diz que o interesse pela decoração de mesa posta tem crescido bastante e, por meio do perfil nas redes sociais, busca facilitar a vida de quem quer ornamentá-la. Através de cursos on-line, neste período de pandemia, ela dá dicas de como montar a mesa de Natal ou de confraternização. “Todos os anos ofereço pelo menos dois cursos presenciais, mas, por causa da pandemia, adotei plataformas on-line. As pessoas adoram as mesas temáticas, principalmente para Natal e Círio. Tenho percebido também que o mercado tem se modificado, pois há muita demanda por confraternizações, de grupos que querem dicas de como organizar e decorar”.

Magia do Natal também está na decoração
📷 |Divulgação

Para Trisha, dois pontos fortes do seu trabalho são atingir todos os públicos e desmistificar o belo, já que as principais características utilizadas nas mesas são papel kraft e lettering, que é a arte de desenhar e criar letras. “Por meio das redes sociais busco democratizar o conteúdo e mostrar às pessoos produtos mais baratos. Tento explicar tudo de forma simples para que todos tenham acesso a informação. Quero que as pessoas vejam uma mesa posta e digam que têm condições de fazer. Também ouço algumas pessoas falando que não têm a letra bonita para decorar a mesa. Mas eu acredito que mais importante do que isso, do que o resultado final, é o processo, é a intenção. Tem uma frase que gosto muito e sempre digo aos clientes: ‘há beleza na imperfeição’”, conta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias