Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

DOCUMENTAÇÃO

Sintepp denuncia que prefeitura de Belém faz 'queima de arquivo' na Semec

Sindicato questiona 'desova de documentos da SEMEC poucos dias da escolha do novo prefeito de Belém".

sexta-feira, 27/11/2020, 13:17 - Atualizado em 27/11/2020, 14:38 - Autor: Diário Online


Sindicato questiona descarte de arquivos da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Sindicato questiona descarte de arquivos da Secretaria Municipal de Educação (Semec). | Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) denuncia uma "verdadeira queima de arquivo" na Secretaria Municipal de Educação (Semec). 

Segundo o sindicato, "sem nenhuma explicação, a secretaria autorizou a limpeza de armários, estantes e gavetas de vasta documentação interna e que deveria estar arquivada".

Edital de quase R$150 milhões de Zenaldo Coutinho pode ser impugnado

O sindicato denuncia também, que "foram 'jogados fora' livros partidários, que poderiam servir à construção de bibliotecas comunitárias", por exemplo. A ação foi fotografada e filmada e, a denúncia foi apresentada ao Sintepp. 

Ainda segundo o sindicato, uma ação judicial foi ingressada para "reaver a documentação de arquivo" e "saber o conteúdo da desova do material que saiu da Semec sem o devido conhecimento público". 

Concurso: PM corrige editais para soldados e oficiais; veja os detalhes!

Nas redes sociais do Sintepp, a coordenadora geral do sindicato, professora Silvia Letícia, disse achar "muito estranho que a desova de documentos da SEMEC ocorra poucos dias da escolha do novo prefeito de Belém". Ela questiona ainda, "o que a direção da Semec quer esconder?".

Um vídeo do momento em que o material é colocado em um caminhão foi publicado na página do Sintepp no Facebook

Veja o vídeo: 

O DOL solicitou nota à Secretaria Municipal de Educação (Semec), que emitiu uma nota afirmando que "realizou, desde a segunda-feira, 23, uma limpeza geral para descartar documentos que já estavam guardados no arquivo há mais de 40 anos, sem necessidade de preservação" e que "A Semec reitera que, anualmente, é feita limpeza para liberar espaço no arquivo geral e, assim, arquivar os documentos necessários à preservação da instituição".

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS