plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Espaços atraem praticantes de atividades físicas em Belém

Lugares aberto, como o Bosque Rodrigues Alves tem atraído bastante pessoas

Imagem ilustrativa da notícia Espaços atraem praticantes de atividades físicas em Belém camera Locais, como o bosque Rodrigues Alves, concentram quem busca uma vida mais saudável Praças, parques e calçadas são algumas das opções que ajudam a manter a forma e a saúde | Antônio Melo

Embora a situação da pandemia ainda requeira atenção, a prática de exercícios físicos é bem vista pela medicina, que a considera importante para a saúde, contanto que se realize com a devida proteção como o uso de máscaras e em locais abertos.

O Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, tem sido um dos espaços públicos mais procurado, em Belém. Apesar de estar localizado em plena avenida Almirante Barroso e com barulho do trânsito, a área arborizada que compõe o local parece ser o que atrai as centenas de pessoas que disputam o calçadão para corrida ou caminhadas, sozinhos ou em grupos. “Essas árvores me atraem para cá. Se é importante fazer atividade física, melhor ainda ser num espaço aberto como no calçadão do Bosque”, explica Celeste Brabo, 39 anos, bancária.

A praça Batista Campos é outro ponto dos apaixonados por exercícios físicos. Os moradores desses prédios, inclusive, são os principais frequentadores do logradouro, que abriram mão das academias tradicionais. “A praça é minha academia ao ar livre particular, embora tenha muitas pessoas. Já começo me exercitando descendo as escadas e já chego aquecido para seguir as outras atividades”, declara Paulo Gusmão, 34, arquiteto.

O Mercado de São Brás é outro espaço público aos praticantes de outros tipos de esportes, como o ciclismo. “O ciclismo, como outras atividades físicas nos condicionam à melhora da saúde. Pedalo há 2 anos e comprovei isso, pois entrei em forma e percebi que não adoeço facilmente”, diz Luiz Cláudio, 46, estoquista.

A importância da atividade física como melhora na saúde, inclusive, em relação à pandemia, ganha respaldo da medicina, que garante que praticantes conseguiram tratar a doença. “Estudos médicos comprovam que pessoas que fazem exercícios físicos possuem o risco 34% menor de internação por Covid-19”, afirma o cardiologista do esporte Heitor Pereira Júnior. “Os exercícios fortalecem o sistema cardiopulmonar, melhoram a frequência cardíaca, além do sistema imunológico, que ajudam o organismo a combater diversos casos de infecção, que estão entre as funções e efeitos que os remédios e vacinas que estão sendo desenvolvidas buscam apresentar”, completa o especialista.

Entretanto, o cardiologista aconselha que a prática seja feita em espaços abertos, já que estão menos expostos ao contato físico das academias fechadas, além da atenção ao uso de máscaras e outras medidas de prevenção. “Espaços fechados oferece risco devido à pouca circulação de ar e as pessoas dividirem os aparelhos. Nos espaços públicos, o contato com outras pessoas é menor. Mas, em ambas situações, o praticante deve tomar todos os cuidados de prevenção”, alerta Heitor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias