plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PERIGO

Procon alerta consumidor sobre compras on-line na Black Friday

Diretoria do órgão orienta os clientes a pesquisar as avaliações dos sites e tomar cuidado com os preços que são anunciados como promoções

Imagem ilustrativa da notícia Procon alerta consumidor sobre compras on-line na Black Friday camera Os consumidores têm de avaliar o histórico das páginas antes de fechar qualquer tipo de negócio | Divulgação

A sexta-feira (27) mais esperada do ano, para quem busca grandes promoções, se aproxima e alguns cuidados precisam ser reforçados. Não é difícil encontrar alguém que já tenha sido vítima de golpes em compras on-line ou de falsas promoções no período de Black Friday, por isso, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará) alerta os consumidores.

O coordenador de Fiscalizações do órgão, Renan Lobato, afirma que a Diretoria atua preventivamente nos estabelecimentos comerciais, para evitar a publicidade enganosa e o não cumprimento de oferta, que se destacam como principais ocorrências nesse período. “Muitos consumidores relatam que algumas lojas anunciam supostos descontos, que, na verdade, não existem, porque o estabelecimento aumenta o valor do produto, para colocá-lo em promoção, só que com o mesmo valor de antes. O consumidor precisa estar atento”, frisa Renan Lobato, coordenador de Fiscalizações.

Diante da pandemia de Covid-19, mesmo com a flexibilização do funcionamento de lojas físicas, o e-commerce brasileiro (venda de produtos ou serviços on-line) ganhou força. Em outubro de 2020, registrou 1,28 bilhão de acessos, o que representa um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com a edição de novembro do Relatório Setores do E-commerce no Brasil.

O nutricionista Igor Assis compra frequentemente pela internet e pretende aproveitar a Black Friday para adquirir um eletrodoméstico. Um dos aprendizados, a partir da experiência com o e-commerce, é estar atento aos detalhes para não cair em possíveis golpes. “Eu dou preferência para comprar em sites conhecidos de lojas grandes, para ter uma garantia a mais. Ficar atento às avaliações de consumidores anteriores e às recomendações feitas é muito importante para evitar problemas”, conta Igor, que teve uma experiência frustrante ao comprar um jogo em site desconhecido, que demorou oito meses para chegar.

Como reclamar - 151

É o número de telefone para o qual o consumidor pode ligar em caso de irregularidades. O primeiro passo, no entanto, é entrar em contato com o estabelecimento para informar o ocorrido. Através do SAC, a loja vai dar uma resposta, que se não for satisfatória, o consumidor deve procurar outros canais, como o e-mail [email protected] ou fisicamente na sede do órgão, na Tv. Lomas Valentina, nº 1.150.

Procon alerta consumidor sobre compras on-line na Black Friday
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias