Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

CALENDÁRIO

Propaganda eleitoral retorna hoje para o 2º turno em Belém e Santarém

Será mais uma oportunidade dos eleitores conhecerem mais as propostas dos candidatos nestes municípios. As inserções gratuitas ocorrem até o dia 27 e, nas ruas, as campanhas poderão ser feitas até o sábado (28)

sexta-feira, 20/11/2020, 07:18 - Atualizado em 20/11/2020, 07:26 - Autor: Diário do Pará


| Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (20), retorna a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, referente ao 2º turno, que será realizado no dia 29 de novembro (domingo), em que se escolherá os prefeitos de Belém e de Santarém. O plano foi decidido no dia 05 de novembro de 2020, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Na capital paraense, os candidatos são Edmilson Rodrigues (Psol) e Delegado Eguchi (Patriota). Em Santarém, seguem para o 2º turno, os candidatos Nélio Aguiar (DEM) e Maria do Carmo (PT).

As propagandas serão veiculadas nas rádios de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10; já na televisão, o horário será de 13h às 13h10 e de 20h30 às 20h40. Em Belém, na rádio, a responsável pela geração é a Belém Radiodifusão; e na televisão, a TV RBA. Em Santarém, serão responsáveis a TV Tapajós e a rádio Guarany. O tempo será dividido igualmente entre os dois candidatos; e a ordem é definida pelo mais votado no 1º turno.

O juiz da propaganda eleitoral Jackson Ferraz, da 29ª Zona Eleitoral de Belém, lembra que o objetivo é informar o eleitor das ideias e planos de governo dos candidatos. “É vedado fazer a contra-campanha negativa do concorrente. O horário eleitoral gratuito, por ter esse interesse público maior de informar o eleitor, não pode ser desviado para fazer uma campanha negativa. O que se tem em mente é que o candidato apresente suas ideias na área da educação, na área da saúde, saneamento, transporte público, iluminação, praça pública, tudo aquilo que diz respeito à competência constitucional do município”, ressalta.

O Procurador Regional Eleitoral, Felipe Moura, reforça que é vedada pela legislação eleitoral a propaganda que ofenda a honra dos adversários ou que espalhe notícias falsas, tanto nas propagandas de rádio e TV, como pela internet. “Propagandas que promovam, por exemplo, xingamentos chamando de bandido, de ladrão etc., serão reprimidas pela Justiça Eleitoral”. Ele lembra ainda que cometem crime eleitoral quem publica, veicula e também quem compartilha. “Tome cuidado para você não ser uma das pessoas atingidas pela decisão da Justiça Eleitoral, que impõe multa e pode até gerar outras consequências mais graves”.

ATOS

As mesmas proibições do 1º turno em relação a campanha nas ruas continuam em vigor. “Ou seja, está terminantemente proibido qualquer ato de campanha nas ruas que gere aglomeração de pessoas. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral continua em vigor para os candidatos no 2º turno”, explica o Procurador Regional Eleitoral. O 1º turno foi avaliado pelo juiz da propaganda eleitoral como tranquila, com poucas situações a serem coibidas. Uma delas é a fixação de cartazes. “A gente orienta que o candidato não pregue, porque não pode, enfeia e suja a cidade”, diz Jackson Ferraz.

 

AGENDA DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BELÉM NESTA

SEXTA-FEIRA (20)

EDMILSON RODRIGUES (PSOL)

8h- Gravação de programa de rádio

9h30- Encontro com representantes de escolas de samba

10h- Encontro com representantes de quadrilhas e grupos parafolclóricos

10h30- Encontro com representantes de bibliotecas comunitárias

11h- Encontro com representantes do grupo Arte pela a Vida

15h- Recebimento da carta compromisso da UNICEF

16h- Reunião com a comitiva do PDT

16h30- Reunião com representantes do Ver-o-Peso

17h30- Agenda com SINDJU para gravação de vídeo de apoio

18h- Reunião com guardas municipais

DELEGADO EGUCHI (PATRIOTA)

7h - Gravação de Programa de Campanha

16h - Reunião com Lideranças Comunitárias na Vila da Barca

21h - Reunião de Congratulação e Agradecimento aos Candidatos a Vereadores do Patriota.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS