plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Bebidas alcoólicas prejudicam a dieta; veja como manter um consumo saudável

É importante moderar no consumo de bebidas alcoólicas

Imagem ilustrativa da notícia Bebidas alcoólicas prejudicam a dieta; veja como manter um consumo saudável camera Freepik

No momento em que se reflete sobre a busca de uma alimentação balanceada e que proporcione o controle do peso, as atenções se voltam para a vigilância de produtos industrializados, açúcares, gordura, mas nem sempre para a ingestão de bebidas alcóolicas. Apesar disso, dependendo do consumo, o álcool causa efeitos no organismo que podem prejudicar a manutenção de uma alimentação mais saudável.

Como não existe uma quantidade de recomendação de consumo padronizada, o ideal é manter sempre moderação na ingestão de bebidas alcoólicas, considerando os efeitos adversos que o álcool pode causar ao organismo. A nutricionista Aline Ozana alerta que cada grama de álcool fornece 7 calorias, portanto, quanto maior o teor alcoólico, mais calorias a bebida irá conter. “Se beber demais, você sofrerá com os efeitos da desidratação, diminuindo 20% da síntese proteica”, explica. “Músculos hidratados criam um ambiente favorável ao anabolismo, já músculos desidratados, criam um ambiente favorável ao catabolismo. Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora de 6 a 10 horas”.

NOCIVO

A nutricionista aponta, ainda, que o álcool inibe o hormônio antidiurético, que provoca vontade de ir ao banheiro, aumentando a concentração de toxinas no sangue. “Ele também contribui para o aumento da pressão do sangue e o efeito varia conforme a quantidade de etanol presente na bebida e a quantidade ingerida”, alerta. “Além disso, o álcool atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes, diminui a taxa de açúcar no sangue, eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo), diminui os níveis de testosterona, influenciando negativamente o processo de ganho de massa muscular, causando deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C”.

Desta forma, quando se pensa em manter uma alimentação em prol do bom funcionamento do organismo, além da busca pelo emagrecimento, o indivíduo deve considerar a possibilidade de ter que abrir mão do consumo de algumas bebidas ou manter sempre a máxima da moderação. Aline Ozana aponta que, em alguns casos, a possibilidade de consumo é considerada, porém, de forma comedida. “Existe uma dieta, chamada de Dieta do Mediterrâneo, que apresenta vários benefícios à saúde e que se permite cerca de 30g de etanol para mulheres e 40g para homens, provenientes de vinho tinto seco, rico em substâncias antioxidantes e com menos açúcares”.

Bebidas alcoólicas prejudicam a dieta; veja como manter um consumo saudável
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias