plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DISPUTA

Tribunal já iniciou preparação para o segundo turno no Pará

No Estado, haverá uma nova eleição para a escolha dos prefeitos, no dia 29, em Belém e Santarém. Resultado final deve ser conhecido mais cedo

Imagem ilustrativa da notícia Tribunal já iniciou preparação para o segundo turno no Pará camera Segundo o TRE, a preparação das urnas e envio para as seções deve ser concluída até o dia 26 | Irene Almeida

Os preparativos para o segundo turno das eleições municipais já começaram nas duas cidades paraenses onde os eleitores devem voltar às urnas no próximo dia 29 de novembro. Belém e Santarém são os dois municípios em que disputa pela prefeitura continua. Na capital, disputam o 2º turno os candidatos Edmilson Rodrigues (PSol) e Everaldo Eguchi (Patriota). Já, no oeste do Estado, os candidatos Nélio Aguiar (DEM) e Maria do Carmo (PT) pleiteiam a prefeitura de Santarém. Esta será a primeira vez que o município terá um 2º turno para o cargo de prefeito (a). Pelo cronograma de ações, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA) deve concluir a preparação e lacração das urnas eletrônicas até o próximo dia 26 (quinta-feira).

O diretor-geral do TRE-PA Osmar Frota destacou, ontem (17), que todos os esforços estão voltados para o bom andamento do pleito. “Nessa semana, ainda na sexta-feira (20), teremos geração de mídia em Belém e Santarém. Na semana seguinte, até quinta-feira (26), teremos a preparação e lacração de todas as urnas eletrônicas”, ressaltou.

O 2º turno, na prática, representa um novo processo eleitoral – uma nova eleição, como alguns preferem dizer - no qual o Tribunal segue todos os ritos para promover uma votação segura em que os eleitores possam exercer a cidadania. As regras são as mesmas que prevaleceram no turno anterior. O resultado da votação tenderá a ser conhecido mais cedo, já que a apuração pode caminhar mais ágil considerando que são apenas dois candidatos na disputa.

Em Itaituba, no sudoeste paraense, além do 1º turno, a população também votou num plebiscito para escolher se o distrito Moraes de Almeida poderia ser elevado a município. No total 94% da população concordou com a criação do novo município. “Mas isso não significa que automaticamente o município Moraes de Almeida será criado. Esse processo ainda vai para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará e terá todo o seu tramite legal”, reiterou Osmar.

ELEITORES

O TRE-PA disponibilizou um canal de comunicação direta com os eleitores para que eles possam esclarecer qualquer dúvida em relação ao segundo turno e sobre os locais de votação. Pelo número (91) 3346.8100 os eleitores também podem verificar a regularidade do título e ainda sobre a justificativa eleitoral para quem não votou no 1º turno. O canal irá funcionar todos os dias das 8h às 19h. No sábado (28) e domingo (29) o Disque-eleitor irá funcionar de 7h às 17h.

AGENDA DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE BELÉM PARA ESTA QUARTA-FEIRA (18)

EDMILSON RODRIGUES (PSOL)

15h- Adesão à campanha da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Pará e Força Sindical.

16h- Reunião com representantes de feiras e mercados.

19h- Reunião com grupo “Médicos com Edmilson”.

ATÉ O FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO, O CANDIDATO DELEGADO EGUCHI (PATRIOTA) NÃO ENVIOU A AGENDA DO DIA

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias