Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

ATENÇÃO!

Sessões eleitorais sofreram mudanças. Clique aqui e descubra onde você vai votar

Os locais de votação e possíveis alterações pode ser consultados por meio dos dados pessoais do eleitor, nos sites do TSE e TRE Pará, assim como pelo Disque-Eleitor e o aplicativo “E-Título”.

domingo, 15/11/2020, 08:37 - Atualizado em 15/11/2020, 08:37 - Autor: Com informações do TRE


| Cintia Magno

No Pará, 10 seções eleitorais sofreram alteração. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER/PA), as mudanças visam o cumprimento das medidas de segurança e prevenção contra o coronavírus Covid-19, além de garantir ambientes com estrutura física adequada para receber os eleitores e a economicidade de urnas e do número de mesários. “Em alguns casos, uma seção pode ocorrer que tenha menos de 50 eleitores aptos a votar e aí, por conveniência do juiz eleitoral, para garantir o melhor atendimento, ele agrega, fazendo com que duas seções funcionem em uma urna eletrônica”.

Por isso é necessário antes de se deslocar para votar conferir no site do TRE se sua seção não sofreu alteração. O aplicativo E-Título também oferece esse suporte ao eleito, basta acessar a opção “Onde Votar”.

Existe ainda seções isoladas, com menos de 50 eleitores, que podem ser agregadas em locais diferentes e colégios eleitorais que precisem ter transferidas todas as suas seções para outros locais. Essa nova alocação provisória, explica Felipe Brito, ocorre “quando o local de votação não resguarda as condições efetivas para funcionamento, como, por exemplo, quando algumas escolas apresentam problemas de infraestrutura, falta energia elétrica. É o caso de locais que encontram-se em reforma”.

Entre os locais que passaram por mudanças temporárias estão alguns colégios da 76ª Zona de Belém, que atende 85 mil eleitores. A Chefe deste Cartório Eleitoral, Karla Carvalho, explica que as mudanças foram feitas para evitar aglomeração de pessoas e também pelo fato de muitas escolas, que são colégios eleitorais, estarem em reforma. “Na zona 76 foram alterados quatro locais de votação em função da pandemia e de problemas estruturais em algumas escolas, como a Escola Visconde de Souza Franco, o maior colégio eleitoral da Zona (com 33 seções e 6 mil eleitores), que está em reforma”, pontua.

 De ordem do Exmo. Juiz da 98ª Zona Eleitoral, Dr. João Lourenço Maia da Silva, também houve alocação de todas as seções eleitorais da Escola Hilda Vieira, tendo em vista graves problemas técnico-estruturais que impossibilitam a utilização do espaço. Todas foram remanejadas para a Faculdade Cosmopolita, na Marambaia. “Fique atento à mudança de endereço e, se possível, ajude a divulgar a informação a fim de minimizar eventuais transtornos nos dias de votação”, reforçou a chefia do Cartório Eleitoral da 98ª Zona.

No Pará existem atualmente 17.716 seções eleitorais, sendo 40 seções eleitorais indígenas, 1.488 seções ribeirinhas e 3.603 seções rurais.

 Alterações de seções eleitorais em Belém:

1 - As seções eleitorais 466ª, 467ª,468ª, 469ª e 470ª do Colégio N.Sra. de Nazaré funcionarão no Colégio Santa Catarina de Sena, localizado na Av. Nª Sra. de Nazaré, 1016, Nazaré.

2 - As seções da Escola Visconde de Souza Franco, em virtude da reforma do imóvel, funcionarão, provisoriamente, no IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, localizado na Av. Almirante Barroso, 1155, Marco.

3 - As seções da Escola Orlando Bitar, em virtude da reforma do imóvel, funcionarão, provisoriamente, na Escola Pinto Marques, localizada na  Av. Gov. José Malcher, 861, Nazaré.

4 - As seções do antigo Colégio Ipiranga funcionarão no Colégio Physics, localizado na Av. Almirante Barroso, 777, Marco.

5 - As seções eleitorais da Escola Graziela Moura Ribeiro foram transferidas para o Centro Social Auxilium, localizado na Passagem Nossa Senhora Aparecida, 2563, esquina com a Travessa Alferes Costa, Pedreira.

6 - As seções da Escola Hilda Vieira foram remanejadas para a Faculdade Cosmopolita, localizada na Travessa Tavares Bastos, 1313, Marambaia.

7 - As seções da Escola Barão do Rio Branco foram transferidas para a Faculdade Fibra, localizada na Avenida Gentil Bittencourt, 1144, Nazaré.

 8- As seções eleitorais 238, 239, 240 e 241 que funcionavam na Escola Cornélio de Barros, endereço: Av Dalva, 743, entre Pedro Alvares Cabral e Rua Capitão Braga – Marambaia, funcionarão na Escola Adventista, endereço: Av. Dalva, 14 – Marambaia.

9-A seção eleitoral 380, que funcionava na Faculdade Cosmopolita, endereço: Av. Tavares Bastos, 1313 – Marambaia, funcionará na Escola República de Portugal, endereço: R. Anchieta, 359 – Marambaia.

10- A seção eleitoral 381, que funcionava na Escolinha Mendara, endereço: Conjunto Mendara, Rua H, 24 – Marambaia, funcionará na Escola Francisco da Silva Nunes, endereço: Av. Santarém, s/n – Marambaia.

| Cintia Magno
| Cintia Magno

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS