plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CIDADE

O eleitor e o importante papel de fiscalizar os atos dos eleitos

Acompanhar os mandatos é fundamental para que o eleitor saiba se os prefeitos e vereadores cumpriram com as promessas de campanha e se realizam um bom trabalho

Imagem ilustrativa da notícia O eleitor e o importante papel de fiscalizar os atos dos eleitos camera Rogério Uchoa

O processo eleitoral já está quase no fim, o que significa que, em menos de um mês e meio todas as cidades brasileiras ou ganharão novas gestões, ou verão a continuidade de uma administração já iniciada. Começa então um momento ainda mais importante e que demanda olho vivo por parte da população: o de fiscalizar se aquele prefeito (a), se aquele (a) vereador (a) está mesmo cumprindo com o que propôs e retribuindo a confiança de seu eleitorado. E se engana quem acha que essa cobrança ecoa no vazio ou que não faz a diferença.

“Muitos decidem se candidatar a vereador (a), por exemplo, como se fosse uma decisão do tipo ‘que dia lindo, hoje está um belo dia para me candidatar’. Ou que decidem lançar-se por impulso, vaidade, sem sequer compreender sobre o tamanho da responsabilidade que irão assumir ou sobre as reais funções de um vereador”, analisa o cientista social e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA),

Dalton Favacho.

É lugar comum inclusive que muitos prometam coisas que não poderão cumprir por não se tratar de sua área de competência - como asfaltar ruas, construir prédios públicos em bairros, levar saneamento, que são funções do Poder Executivo. A figura do vereador na verdade existe para representar os interesses da população por meio de proposição de projetos de lei e da fiscalização das ações do prefeito (a).

“E o pior é quando os candidatos propositalmente confundem a população quanto à fronteira entre as funções dos dois poderes como estratégia para conseguir votos. Se a maioria de nossa população não entende a função dos cargos, isso se deve a deficiência de nossa formação política, de nossa baixa qualidade educacional e do pouco interesse por assuntos relacionados à participação cidadã, mas também é corroborado pela baixa qualidade da maioria de nossos políticos”, destaca. Para Dalton não é clichê dizer que só a educação pode mudar isso se a realidade se apresenta dessa forma. “Cidadania se aprende desde a base”, justifica.

O também cientista político Rafael Costa reforça que todo cidadão é um agente fiscalizador, até pela caracterização do que se chama de sociedade. “Se queremos sempre o bem comum, temos ferramentas que ajudam nessa fiscalização, como o Portal da Transparência, veículos de comunicação confiáveis e transparentes. Essa transparência na imprensa é tão importante que é considerado um índice para medir os valores democráticos de um país”, afirma. Nesse quesito, pela quantidade de denúncias veiculadas e pelo caráter de prestação de serviço, a imprensa brasileira faz com que o Brasil seja considerado um país diferenciado quando o assunto é democracia.

Isso não significa que não haja necessidade de buscar outros meios, como por exemplo as sessões legislativas, obrigatoriamente transmitidas pela internet. “Assistir é mesmo para quem gosta de política, mas há, por exemplo, canais no YouTube que fazem resumos de discussões importantes que ocorrem, os próprios veículos de comunicação também fazem isso. É importante tirar dez, 15 minutos do dia para ler uma notícia, conversar com um amigo sobre. O que afeta ele, na maioria das vezes também lhe afeta. Pode ser um alagamento na rua, um problema na saúde do município”, pondera Rafael.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias