plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CUIDADO

Incidência de raios deve crescer com chuvas intensas na Grande Belém

Com a chegada do inverno amazônico, especialista diz que cuidados com descargas elétricas, que podem ser fatais, devem ser redobrados

Imagem ilustrativa da notícia Incidência de raios deve crescer com chuvas
intensas na Grande Belém camera O Brasil recebe cerca de 77 milhões de descargas no solo a cada ano, segundo levantamento | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Com o aumento das chuvas no período de inverno amazônico, se tornam mais frequentes ventos fortes, raios e trovões. Nas últimas semanas, quando a quantidade de temporais que caiu na Grande Belém gerou diversos transtornos à população, acendeu um alerta quanto aos cuidados que não podem ser deixados de lado, já que a queda de um raio, por exemplo, pode provocar até a morte.

Luiz Crispino, doutor em Física, explica que relâmpago ou raio é como chamamos o clarão que pode ser visto - na maioria das vezes à noite -, que são descargas elétricas na atmosfera terrestre. Já o trovão é o barulho que ele provoca. Ele se forma dentro das nuvens de tempestade a partir das cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo dentro dessas nuvens. E existem três tipos mais comuns de raios: os que procedem das nuvens para a terra, de uma nuvem para outra nuvem e os sobem do solo para as nuvens.

ESTUDO

Com a Física, o especialista afirma que é possível saber se um raio caiu perto ou longe. “Isso significa que a luz percorre qualquer distância entre dois pontos na superfície da terra em uma pequeníssima fração de segundo. Por esta razão, quando você vir o clarão de um raio, este é basicamente o instante que ele caiu. Vai levar um tempo até você ouvir o som. O som se propaga no ar a uma velocidade muito menor. Sendo assim, cada segundo entre o clarão [relâmpago] e o barulho [trovão], corresponde a uma distância de aproximadamente 340 metros, ou, se você preferir, um quilômetro (mil metros) a cada três segundos”, detalha.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é um país com altíssima incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas no solo a cada ano. Há também uma enorme incidência de raios na Amazônia, onde estão alguns dos estados com maior densidade de raios (quantidade de raios por quilômetro quadrado por ano).

Os dados impressionam e preocupam já que um estudo inédito feito pelo INPE aponta o país na 7ª posição no ranking global de mortes provocadas pelo fenômeno. Foram 2.194 mortes registradas desde o ano 2000, ou seja, uma média de 110 casos por ano. Estima-se que entre 80% e 90% desses acidentes fatais poderiam ser evitados com medidas de segurança.

Por isso, Crispino orienta que durante a formação e ocorrência de tempestades, especialmente com grande incidência de raios, é preciso redobrar os cuidados. “Devemos evitar ficar em lugares descampados, assim como praias e piscinas. Quando ocorrer os relâmpagos, se não tiver para onde correr, o ideal é se deitar no chão. Se uma pessoa for atingida por um raio, ela pode morrer. Também não devemos utilizar aparelhos conectados por fios à rede elétrica, muito menos falar em aparelhos telefônicos portáteis que estiverem sendo carregados, conectados a uma tomada”, pontua o físico.

COMO SE PREVENIR

RAIOS

Busque abrigo durante a tempestade;

Evite sair para lugares abertos;

Evite entrar e permanecer na água de mar, rio ou piscina imediatamente após a chuva;

Evite jogar futebol ou permanecer no campo;

Evite caminhar em áreas descampadas, como terrenos baldios, cemitério, canteiro de obra;

Evite subir em locais altos, como telhados, terraços e montanhas;

Evite ficar próximo de varal de metal, antena ou portão de ferro;

Evite permanecer embaixo de guarda-sol, tendas e quiosques;

Evite ficar próximo a embarcações atracadas;

Evite realizar atividades de pesca navegando ou na beira da água;

Não utilize equipamentos elétricos ligados à rede de energia ou ficar perto de tomadas;

Não fale ao telefone com fio ou utilizar o celular conectado ao carregador;

Não fique próximo à janelas e portas metálicas;

Evite ficar próximo à rede hidráulica (torneiras e canos).

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias