plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO

Reinfecções causadas pela covid-19 causam preocupação

Apesar de poucas ocorrências, recaídas com a doença também são possíveis. Médica alerta para importância de manter medidas de proteção

Imagem ilustrativa da notícia Reinfecções causadas pela covid-19 causam preocupação camera Médica diz que aglomerações e a falta do uso de máscaras ainda podem espalhar a doença | Ricardo Amanajás

A possibilidade de haver uma segunda onda de covid-19 em Belém tem reacendido também a preocupação para duas situações envolvendo a doença. Uma delas é o risco de pacientes que já foram infectados pelo coronavírus sofrerem uma recaída. Outra é de que estas pessoas possam apresentar um quadro de reinfecção. Na prática, não se pode descartar nenhum risco, principalmente ao se levar em consideração que a covid-19 ainda é “nova” e muitos estudos ainda estão em andamento. Os especialistas alertam que as medidas para ser prevenir a doença e se proteger são as mesmas: evitar aglomerações, usar máscaras e manter hábitos de higienização das mãos.

A médica infectologista Andréa Beltrão ressaltou que não é comum haver quadros de recaídas, mas que isto pode ocorrer se o paciente não seguir todas as recomendações. Inclusive o período de repouso e isolamento. “Voltar à rotina mais cedo ou muito mais rápido pode resultar numa recaída”, exemplifica a especialista. “A recaída acontece quando a pessoa não está totalmente recuperada e o vírus ainda está em seu corpo”, explica a médica.

Questionada sobre a possibilidade de um paciente apresentar uma reinfecção, Andréa cita a Europa como um lugar onde casos do tipo já foram diagnosticados. “Na Europa, o vírus já sofreu mutação. Essa é a característica que permite o paciente sofrer reinfecção”, atenta. “O nosso alerta fica justamente para o risco deste vírus modificado chegar ao Brasil. Pessoas viajando podem trazer”, alerta a infectologista.

Os sintomas de ambos os casos são os mesmo da doença em si. “Pelos sintomas, não é possível diferenciar e dizer qual uma e qual outra”, citou Beltrão ao explicar que somente exames é que poderão diagnosticar o quadro de reinfecção. “Também é importante salientar que o paciente que está se recuperando pode ser acometido por uma infecção por bactéria secundária ou por outro vírus durante a fase de recuperação”, reitera.

Para ela, os riscos que cercam o paciente com covid-19 ou com uma está o dele poder contaminar outras pessoas. “Este paciente pode passar o vírus para quem ainda não foi contaminado. Por isso devemos redobrar os cuidados, sempre”, reforçou.

Pará tem 124 novos casos da doença nos últimos 7 dias

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nos últimos 7 dias, foram confirmados 124 novos casos de Covid-19 no Pará e 861 que ocorreram em períodos anteriores. Isso provocou aumento no número de infectados pelo novo coronavírus, que chega a 255.369 em todo o Estado. Os dados foram atualizados e divulgados no início da noite de ontem (4). Desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Estado, em março deste ano, até ontem, 238.638 pessoas se recuperaram da doença, mas 6.773 morreram vítimas de complicações do vírus. Somente nos últimos 7 dias, foram 2 mortes por causa da doença. Quanto às subnotificações de óbitos, foram contabilizadas mais 4 mortes. Ainda segundo a Sespa, os leitos clínicos tem 31.03% de ocupação e os de UTI, 45.96%, demonstrando estabilidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias