plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CUIDADO

Medo causado pela pandemia pode afetar a saúde mental. Saiba como cuidar!

Conviver com o medo causado pela pandemia tem sido desafiador, uma situação que pode causar ansiedade e outras questões emocionais. Mas o que as pessoas fazem pra se cuidar? Confira o que algumas disseram Conviver com o medo causado pela pandemia tem sido desafiador, uma situação que pode causar ansiedade e outras questões emocionais. Mas o que as pessoas fazem pra se cuidar? Confira o que algumas disseram Conviver com o medo causado pela pandemia tem sido desafiador, uma situação que pode causar ansiedade e outras questões emocionais. Mas o que as pessoas fazem pra se cuidar? Confira o que algumas disseram

Imagem ilustrativa da notícia Medo causado pela pandemia pode afetar a saúde mental. Saiba como cuidar! camera Quadro de incertezas tem contribuído para o aumento de queixas relacionadas a ansiedade e medo do futuro. | Reprodução

O distanciamento social necessário por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus afetou a rotina da população. A necessidade de ficar mais isolado em casa e a mudança na rotina acabaram afetando, de certa forma, o equilíbrio emocional de muita gente. Esse quadro de incertezas tem contribuído para o aumento de queixas relacionadas a ansiedade e medo do futuro.

A psicóloga Niamey Granhen explica que a forma como esse período de pandemia tem afetado cada um depende de alguns fatores. “Estão relacionadas geralmente a questões da personalidade e a história de vida de cada pessoa. Mas tenho ouvido bastante questões relacionadas a sintomas de ansiedade, tristeza intensa, insegurança, síndrome do pânico e medo. Já a depressão é outra situação porque nesse caso é preciso haver uma pré-disposição. Mas sem dúvidas casos de ansiedade são os que mais tenho visto”, ressalta.

A psicóloga afirma ser importante ficar atento a alterações no comportamento. “Deve-se prestar atenção e reconhecer os sintomas, especialmente aqueles chamados imobilizadores, que é quando a pessoa tem dificuldades para desempenhar as atividades do dia a dia, não consegue trabalhar ou dormir, por exemplo. Quando isso ocorrer é hora de procurar ajuda profissional”, diz. “Pode ser de um psiquiatra ou de um psicólogo para fazer uma hipótese diagnóstica e, dependendo do caso, ver qual é o melhor tratamento, se será necessário o uso de medicamentos ou apenas a psicoterapia”.

Mas antes mesmo de chegar ao ponto de procurar um profissional, é possível agir de forma preventiva. “Existem estratégias de enfrentamento como conversar com os amigos usando os recursos das redes socais e procurar relaxar quando possível seja ouvindo música, descansando os pensamentos e ocupar a mente com coisas produtivas e prazerosas, mas sem fugir da realidade”, orienta.

É preciso ter cuidado também em relação ao volume de informações recebidas sobre a pandemia. “O excesso é ruim, mas a falta dela também é. Por isso é importante buscar o equilíbrio”.

Medo causado pela pandemia pode afetar a saúde mental. Saiba como cuidar!
📷 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias