plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DISPUTA

Belém tem a primeira candidata indígena nas eleições deste ano

Candidata a vereadora de Belém, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol)

Imagem ilustrativa da notícia Belém tem a primeira candidata indígena nas eleições deste ano camera Márcia Kambeba promete lutar pelas etnias que moram nas ilhas de Belém | Celso Rodrigues

Mulher e indígena da etnia Omágua/Kambeba do Amazonas, Márcia Kambeba, 41 anos, é candidata a vereadora de Belém, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), nas eleições deste ano, sendo a primeira candidata indígena na capital.

Em encontro realizado ontem com apoiadores, a candidata deixou claro que os povos indígenas pertencentes às 19 ilhas de Belém estão completamente esquecidos pelo poder municipal e a falta de um representante da classe piora cada vez mais a situação. “Por isso decidi me candidatar a vereadora, sendo a primeira indígena a disputar esse cargo. As lutas indígenas destas ilhas serão minha pauta, pois não podem mais ficar no esquecimento”, prometeu Márcia Kambeba.

Mestre em geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAm), escritora premiada internacionalmente, professora convidada da Universidade do Estado do Pará (UEPa), entre outras formações, o acesso à educação aos povos indígenas é uma das lutas de Márcia Kambeba. “A educação é uma das coisas que nós índios não temos acesso. Sempre convivi na tribo onde eu vivi com promessas de boa escola, acesso a livros, mas nunca vir serem cumpridas”, completou a candidata.

Entretanto, a luta indígena não é a única pauta que será defendida por Márcia Kambeba, mas também promete lutar pelos direitos de outras classes desfavorecidas como a causa negra, periférica e das mulheres, este último significa aumentar a participação feminina na política. Além disso, a educação ambiental à toda população de Belém a partir dos saberes indígenas que a candidata chama de “Bem Viver” será outra frente a ser defendida por ela. “Esse bem viver é uma pedagogia de buscar a relação de preservação da natureza, que sempre foi adotada pelos povos indígenas. Vamos tentar com que a população de Belém também seja incluída nessa causa”, concluiu Márcia Kambeba.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias