plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Furtos caem 53% na Grande Belém em 2020

Foram registrados 2.738 crimes a menos, na comparação com o mesmo período do ano passado

Imagem ilustrativa da notícia Furtos caem 53% na Grande Belém em 2020 camera Marco Santos/Ag. Pará

Com 2.738 furtos a menos, o mês de setembro foi marcado com a redução de 53% de crimes deste tipo na Região Metropolitana de Belém. Em 2019, foram registrados 5.194 casos e, este ano, 2.456. De janeiro a setembro, também foi constatado uma queda de 37% nos furtos na RMB, com 16.319 casos a menos na comparação com o ano passado, quando foram registradas 43.799 ocorrências. Em 2020, de janeiro a setembro, os registros totalizaram 27.480. Os números são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A redução é fruto das ações integradas realizadas pelas forças de segurança do Estado, que têm atuado com medidas de prevenção não só na RMB, mas também em todo o Pará. O trabalho é feito de forma enérgica e investindo, cada vez mais, na inteligência e modernização dos equipamentos usados pelos agentes, o que vem trazendo resultados positivos no combate à criminalidade.

Entre as ações que estão fortalecendo os procedimentos de segurança pública está o aumento e a renovação de viaturas. Mais de mil novos veículos, estilos SUV e pickups, já começaram a substituir os carros antigos. A nova frota possui as características necessárias para poder agir em diversos terrenos e em diferentes realidades presentes no Pará. Em locais onde carros pequenos não conseguiam adentrar, rondas policiais já são feitas com frequência, intimidando as ações de violência, entre elas, o furto.

Os roubos também caíram na RMB. Em setembro, os casos diminuíram 19%, com 813 ocorrências a menos. Foram 4.208 registros no ano passado e 3.395 este ano. De janeiro a setembro, a queda foi de 33%, com 39.272 e 26.390 casos nos anos de 2019 e 2020, respectivamente, com 12.882 ocorrências a menos.

Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a implementação rápida de ações ostensivas foi decisiva para a queda dos números da violência.

"Nós aumentamos a presença policial nas ruas, pegando viaturas das áreas administrativas, que ficavam paradas no período da noite, horário de maior índice de crime, e aqueles policiais que trabalham na área administrativa ou aquele de folga, comprando parte da folga dele com jornada extraordinária, para que a gente pudesse fazer o policiamento nas ruas" - Ualame Machado, titular da Segup.

Pontos Bases Estratégicos estão espalhados em toda RMB

No dia a dia, as viaturas de monitoramento ficam em Pontos Bases Estratégicos espalhados em toda RMB. Ao todo, são 98 PBE's em locais específicos nos bairros previamente estudados de acordo com a incidência de crimes. Além dessas viaturas já estabelecidas, também há mais de 20 carros da operação Polícia Mais Forte, que reforçam as rondas nos locais.

As áreas de atuações são definidas após um trabalho conjunto de mapeamento pela Polícia Militar, por meio de estatísticas criminais. Após a pacificação de determinado local, um novo mapeamento é feito, pois a criminalidade migra de local e a polícia deve estudar e acompanhar a movimentação, a fim de agir de forma preventiva e com ações de ostensividade, proporcionando assim mais segurança à população.

Paralelo a isso, projetos contra a violência e em favor da paz são realizados, como o "TerPaz", presente nos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Benguí e Cabanagem, em Belém; no Centro, em Marituba; e no Icuí, em Ananindeua, que reduziram em até 40% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais, que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Há também o "Em Frente, Brasil", que potencializa as ações de segurança em Ananindeua.

Tecnologia - Em pouco mais de um ano, a população também teve a possibilidade de estar mais próxima dos órgãos de segurança a pública, por meio dos canais de denúncia. O serviço do Disque Denúncia ganhou novas possibilidades ao efetuar a denúncia por meio do aplicativo whatsapp (91) 98115-9181 ou pelo chatbot e formulário presentes no site da Segup. Em todos os meios, o anonimato é garantido.

Mais Polícia - Todas as ações serão fortalecidas com o concurso que está em andamento das polícias Militar e Civil. Serão 1.500 vagas para policiais civis e 2.500 para policiais militares que no ano que vem devem estar se preparando para somar nas atividades policiais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias