plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Cursos de universidades paraenses obtêm nota máxima no Enade

O Pará teve 29 cursos avaliados com notas 4 e 5, as maiores da avaliação feita pelo Ministério da Educação. Fisioterapia, da UFPA, e Engenharia Civil, da Unifesspa, estão entre os mais bem avaliados do Brasil

Imagem ilustrativa da notícia Cursos de universidades paraenses obtêm nota máxima no Enade camera A UFPA foi a instituição paraense com o maior número de cursos bem avaliados | Fernando Araújo

O Pará teve 29 cursos avaliados com as duas maiores notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, realizado no ano passado. Os conceitos 4 e 5 mostram o bom desempenho dos estudantes paraenses em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Foram avaliados ao todo 157 cursos de universidades federais e instituições privadas. A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi a que obteve o maior número de cursos bem avaliados, incluindo Fisioterapia da unidade de Belém, com conceito 5. O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa/Marabá) também obteve uma nota 5. O Centro Universitário Metropolitano da Amazônia obteve uma nota 5 no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Os dados do exame foram divulgados ontem, 20, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Dos 29 cursos com os maiores conceitos no Enade, 21 são de universidades federais. Os dados do Pará refletem uma realidade observada no resto do país. De maneira geral, o desempenho dos estudantes de instituições públicas foi melhor do que o de alunos de universidades e faculdades privadas. Os dados mostram também um melhor resultado entre estudantes de cursos presenciais em relação aos que aprendem a distância.

Nas universidades públicas federais de todo país, 24,1% dos cursos avaliados tiveram conceito máximo (5) e, entre as públicas estaduais, essa taxa foi de 16,7%. Nessas instituições, o índice de cursos com conceitos 1 e 2 foram, respectivamente, 5,4% e 11,3%. O desempenho dos estudantes na prova fez com que cada curso recebesse um conceito que vai de 1 a 5. Cursos não avaliados dessas áreas receberam a classificação “sem conceito”.

INSATISFATÓRIO

Os dados do Enade 2019 mostram que 48% dos cursos de instituições privadas com fins lucrativos tiveram conceitos 1 ou 2, quando o desempenho dos estudantes concluintes é considerado insatisfatório. Entre os cursos de particulares sem fins lucrativos, esse índice é de 37,9%. Só 1,4% dos cursos de particulares com fins lucrativos e 1,7% de instituições sem fins lucrativos tiraram a nota máxima (conceito 5).

Cursos avaliados

Nessa edição, foram avaliados 8.368 cursos de todo o Brasil. Fizeram a prova estudantes que estavam concluindo bacharelado nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins e cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias