plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Proteção e cuidados! Confira quais são os benefícios da amamentação!

Tempo e qualidade da amamentação podem influenciar na qualidade de vida

Imagem ilustrativa da notícia Proteção e cuidados! Confira quais são os benefícios da
amamentação! camera O leite materno é essencial para a criança | Ney Marcondes/Arquivo

Em média, 180 recém-nascidos são internados mensalmente na Unidade Neonatal do hospital materno-infantil da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. Todas as crianças necessitam do leite materno para fazerem as suas alimentações diárias. Para isso, o hospital conta com a solidariedade de voluntárias, mulheres que estão amamentando seus filhos e que podem ser potenciais doadoras do leite materno, sobretudo para atender os bebês prematuros.

“Há déficit de doações de leite materno. Teríamos que dobrar o número de doações”, pontuou Vanda Marvão, nutricionista do Banco de Leite da Santa Casa. Atualmente, o hospital possui 196 mulheres cadastradas como doadoras do Banco de Leite. Mas, conforme informado pela nutricionista Vanda, esse número precisa dobrar para atender a demanda de forma satisfatória. “A mãe (doadora) tem de estar saudável, livre de doenças infectocontagiosas e ter excedente de leite. Aquela que amamenta e percebe que ainda tem bastante leite. Essa mãe é uma potencial doadora”, explicou.

Governo do Pará vai apurar rigorosamente caso de bebê que teve cabeça arrancada na Santa Casa

Rico em vitaminas, proteínas, minerais, carboidratos, além de substâncias que fortalecem o sistema imunológico, prevenindo alergias, doenças respiratórias, gastrointestinais, entre outras, o leite materno é essencial para a criança desde o início de sua vida. Segundo a nutricionista, a amamentação deve ser a nutrição exclusiva do bebê até ele completar seis meses de vida. A partir dos seis meses até os dois anos ou mais, o leite materno é administrado de forma complementar à alimentação que será introduzida nessa fase.

VACINA

“Funciona como uma vacina, porque protege a criança de doenças. Atende a crianças nas necessidades de proteção, do aumento da resistência, necessidades nutricionais, possui fatores importantes para o desenvolvimento e crescimento. Contém aminoácidos importantes para o neurodesenvolvimento – a formação do sistema nervoso –, e atende perfeitamente recém-nascidos que estão desenvolvendo enzimas digestivas”, destacou.

O Banco de Leite, bem como as unidades de saúde dos municípios, estão aptas para receber as mães que apresentem dificuldades para amamentar seus filhos recém-nascidos. Vanda ressaltou que as mães precisam de apoio nesse momento, da família e também de profissionais que possam orientá-las e ajuda-las, caso apresentem alguma dificuldade no momento da amamentação.

“Às vezes a mãe apresenta alguma dificuldade e pode interpretar que existe algum problema com a amamentação. Cada bebê tem a sua especificidade. Eles estão aprendendo a mamar e as vezes esse início não é fácil. Essa mãe pode buscar ajuda em órgãos de apoio a amamentação, como o Banco de Leite e unidades de saúde”, reforçou, ao acrescentar que a sucção do leite materno também estimula o desenvolvimento da musculatura orofacial do bebê, importante para a fala, mastigação e emissão de alguns fonemas.

PESQUISA

O tempo e a qualidade do aleitamento materno no país aumentaram, foi o que apontou o relatório preliminar de indicadores de aleitamento materno no Brasil do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense. O levantamento analisou 14.584 crianças com menos de cinco anos de vida, de todos os estados e do Distrito Federal, entre fevereiro de 2019 e março de 2020.

Os dados apontaram que a prevalência de amamentação exclusiva entre crianças com até quatro meses saltou de 4,7%, em 1986, para 60%, sendo o percentual mais elevado na região Sudeste (63,5%) e menor no Nordeste (55,8%). Entre menores de seis meses, o índice passou de 2,9% para 45,7% no mesmo período, sendo maior na região Sul (53,1%) e menor na região Nordeste (38%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias