plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Crimes violentos caem 31% em setembro na Grande Belém

Investimentos em segurança e em ações sociais feitos pelo governo do Estado garantem ao Pará o 21º mês consecutivo de queda na criminalidade

Imagem ilustrativa da notícia Crimes violentos caem 31% em setembro na Grande Belém camera Nos últimos dez anos, esse foi o melhor mês de setembro na RMB: o índice de homicídio caiu 23% | Marco Santos/Ag.Pará

A realidade no Pará é outra desde que os investimentos em segurança e em ações sociais, que envolvem educação, cultura, qualificação profissional e lazer, foram implementados para diminuir a criminalidade e manter a paz social em todo o Estado. Este é o 21º mês consecutivo em que há queda da criminalidade no Pará.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), onde os esforços foram concentrados para realizar o monitoramento e provar a sua eficácia, a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que somam os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, alcançou 31% no mês de setembro. Os dados foram divulgados ontem (8), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“Nós tínhamos a missão de mudar a realidade dos paraenses que viviam em um dos piores cenários nacionais da criminalidade. No primeiro ano, reduzimos em 30% os índices de crimes letais contra a vida e, agora, o desafio é diminuir cada vez mais. Reconhecemos o esforço de todas as instituições que fizeram com que o resultado fosse alcançado e somos cientes de que ainda é possível fazer mais. Por isso, estamos elaborando o plano estadual de segurança pública e levando ações e projetos exitosos para o interior paraense”, declarou Ualame Machado, titular da Segup.

Além disso, o secretário destacou o início da formação de novos agentes de segurança e a realização dos concursos das Polícias Militar e Civil, em andamento, já com as bancas organizadoras definidas, que totalizarão quase 4 mil homens e mulheres disponíveis para o sistema de segurança pública.

DADOS

No ano passado, 45 registros de CVLI foram computados e, neste ano 31, com 14 casos a menos. Nos últimos dez anos, esse foi o melhor mês de setembro na RMB. O índice de homicídio reduziu 23%, com 40 e 31 ocorrências computadas no período, dos anos de 2019 e 2020, resultando na preservação de 9 vidas.

O roubo caiu 19% na RMB, em setembro. O total de ocorrências registradas no ano passado foi de 4.208 e, em 2020, resultou em 3.395, com a redução de 813 roubos. O mês de setembro deste ano foi o que teve o menor número de registros ao comparar todos os meses de setembro, desde o ano de 2010.

PARÁ

A Segup constatou, também, a redução de 23% nos CVLI no Pará. O levantamento compara as ocorrências registradas de janeiro a setembro dos anos de 2019 (2.240 crimes foram computados) e 2020 (1.714 registros foram contabilizados). Nesse período, 526 vidas foram preservadas. Os casos de roubos, em setembro, apresentaram uma diminuição de 19%, com 1.368 casos a menos, no Estado.

ANO DE 2020

Janeiro a setembro

l Os Crimes Violentos Letais Intencionais tiveram uma diminuição de 38%, nos noves meses do ano, na Região Metropolitana. Foram computadas 571 ocorrências no ano passado e 352 em 2020, preservando, assim, 219 vidas. O crime de homicídio reduziu 37% ao comparar o período de janeiro a setembro de 2019 e 2020, na RMB.

l Foram computados 528 e 331 casos, ano passado e este ano, respectivamente, havendo, portanto, a diminuição de 197 ocorrências, na RMB.

l Em toda a Região Metropolitana, no período de janeiro a setembro, houve queda de 33% no número de roubos. Foram 39.272 ocorrências em 2019 e 26.390 em 2020, totalizando a redução de 12.882 registros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias