plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
QUADRILHA

Envolvidos em fraudes no pagamento do IPVA são presos no Pará

Prisões foram realizadas em Marabá, no Pará. Outros mandados também foram cumpridos no estado do Paraná.

Imagem ilustrativa da notícia Envolvidos em fraudes no pagamento do IPVA são presos no Pará camera Operação cumpriu mandados em Marabá, no Pará e no Paraná. | Polícia Civil/Divulgação

Seis pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (7), em Marabá, no sudeste paraense, suspeira de envolvimento em fraudes no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado do Paraná.

Eles estavam sendo investigados pela Polícia Civil do Paraná (PCPR),

Vídeo mostra briga generalizada na frente de supermercado em Belém; assista!

No total, foram cumpridos 31 mandados judiciais. Os policiais civis cumpriram de forma simultânea, 16 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão, a maioria em cidades paranaenses, entre elas Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí e Umuarama.

Vídeo mostra briga generalizada na frente de supermercado em Belém; assista!

As diligências apuraram que agenciadores cooptavam proprietários de veículos de luxo, oferecendo quitação de débito do imposto com percentuais de descontos que variavam de 30 a 50%. O pagamento do débito era realizado através de invasão de contas bancárias.

DILIGÊNCIAS

Durante as investigações, que duraram aproximadamente oito meses, a Polícia Civil do Paraná descobriu que diversos angariadores estariam atuando no sul do país, associados a criminosos do Pará, para onde a maior parte do dinheiro arrecado era encaminhado.

Os agentes de segurança apuraram também o envolvimento de despachantes. Mesmo sem indícios de que ofereciam o benefício aos seus clientes, eles se valiam dos serviços prestados de pagamento do IPVA para utilizar a fraude. Ou seja, na medida que os valores eram repassados pelos proprietários dos veículos, o ganho dos despachantes era integral.

Fim de ano com cerca de 4 mil vagas temporárias, veja dicas de como conquistar a sua!

Foram analisados 27 IPVA's, quitados por duas contas distintas, sendo uma do Rio Grande do Norte e outra da Bahia, nos anos de 2017 e 2019, totalizando R$ 87,9 mil. Ou seja, os criminosos recebiam entre 50% a 70% do valor total do imposto, já que não tinham custo algum para quitação do débito.

Para dar ainda mais credibilidade a prática criminosa, os indivíduos cobravam dos proprietários o valor referente a quitação do débito somente após baixa no sistema, comprovando o pagamento. A Polícia Civil informa que as investigações continuam.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias