Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

COMEMORAÇÃO VIRTUAL

Museu Emílio Goeldi completa 154 anos com programação especial 

A programação contará com rodas de conversa, palestras, seminários, tour, oficinas, jogo digital, cartilha e o festival de gastronomia inteligente.

terça-feira, 06/10/2020, 17:32 - Atualizado em 06/10/2020, 17:32 - Autor: Paloma Lobato/ Com informações de Cácia Medeiros/RBATV


O museu estará com portas abertas até o mês de dezembro.
O museu estará com portas abertas até o mês de dezembro. | Reprodução

O Museu Paraense Emílio Goeldi completa 154 anos nesta terça-feira (6) e contará com uma ampla programação virtual, que irá se estender até o mês de dezembro. De portas abertas, nesse período, pessoas de todos os lugares e a qualquer dia e hora poderão acessar vídeos, rodas de conversa, palestras, seminários, tour, oficinas, jogo digital, cartilha e o festival de gastronomia inteligente.

Em alusão à comemoração aos 154 anos do museu, o ministro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, participa de uma live que está ocorrendo na tarde de hoje, com a diretora geral do Museu, Ana Luísa Albernaz, no Campus de Pesquisa do Museu Emílio Goeldi, no bairro da Terra Firme. 

Na ocasião, o ministro afirmou que a Região Norte está entre as prioridades em investimentos, incluindo a criação de laboratórios remotos, que vão ser gerenciados para coleta de espécies e para o estudo da biodiversidade da Amazônia. 

Ele ainda ressaltou a importância do "Museu de Portas Abertas", que tem a finalidade de aproximar o público das atividades realizadas pelo Emílio Goeldi. "Essa possibilidade de abrir, de ter as famílias participando, para nós e para mim, em especial, é muito importante", destacou. 

Apesar da positividade apresentada pelo ministro, Pontes declarou durante o evento que o orçamento disponibilizado para as instituições de pesquisa, o que inclui o Museu Emílio Goeldi, devem sofrer cortes no próximo ano. Para 2021, está previsto o corte de 15% no orçamento do museu, o que pode trazer sérios prejuízos para a instituição.

O ministro ainda declarou que a ideia é que, futuramente, com a redução do orçamento, os projetos sejam custeados pelo setor privado ou de outros fundos e meios, e que a verba destinada para os órgãos sejam direcionados para custeio das unidades. 

Leia mais: 

Adolescente desaparecido no aeroporto de Belém é encontrado em Capanema 

Idosa é agredida pelo neto e usa terçado para se defender

Programação

Todas as atividades realizadas durante as comemorações do aniversário do museu apresentarão uma gama de assuntos diversos, possibilitando que o público entre em contato com estudos na área das ciências naturais e humanas, curiosidades, lugares distantes, coleções científicas e laboratórios que nunca conheceram e, ainda, olhar locais por onde circulam sob outro prisma.

A agenda do “Museu de Portas Abertas” está incorporada em 2020 ao Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, organizado pelo MCTI com participação de todas as instituições científicas vinculadas a este ministério.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS